Em destaque, Notícias

21 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres

Com informações: CUT

Começou no dia 20 e segue até 9 de dezembro, a campanha mundial promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) que objetiva dar visibilidade ao combate à violência contra as mulheres. No Brasil, os “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” tem início no dia da Consciência Negra como forma de ressaltar a parcela da população (mulher negra) mais atingida pelas diversas formas de violência.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, de 2020, mostram que 61,8% das vítimas de feminicídio no país são negras. Foram registradas 1.350 mortes de mulheres negras somente no ano de 2020. Do total, 74,7% tinham entre 18 e 44 anos e 81,5% foram mortas por cônjuges ou ex.

Diversas entidades sindicais e da sociedade civil utilizam a campanha para denunciar a violência e exigir dos governos medidas mais eficazes em seu combate. Ao longo dessas três semanas, variadas atividades irão ocorrer, como debates, palestras, atos, oficinas etc. para dar visibilidade à causa.

Como denunciar abusos e agressões

Qualquer tipo de violência deve ser denunciado, pesquisas mostram que quando a vítima se cala, o agressor se torna ainda mais violento e persistente.

O primeiro canal de denúncia é o telefone 180.

No movimento sindical, a vítima pode denunciar para a Central Única dos Trabalhadores/as (CUT pelo email bastadeviolencia@cutsp.org.br. Se a vítima for psicóloga, pode encaminhar, também, uma mensagem para o fale conosco do SinPsi; o sigilo é resguardado;

A iniciativa da ONU com a campanha já foi adotada em mais de 150 países; no Brasil, no decorrer dos “21 dias”, várias datas se somam a esta luta, a começar pelo 20 de novembro, Dia da Consciência Negra:  

  • 25 de novembro – Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres;
  • 29 de novembro – Dia Internacional dos Defensores dos Direitos da Mulher;
  • 1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à Aids;
  • 3 de dezembro – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência;
  • 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos e encerramento oficial da campanha.