Em destaque, Notícias

#8 PodSin – É necessário investigar as comunidades terapêuticas, afirma presidente da Abrasme

Por Norian Segatto

Ana Paula Guljor foi a entrevistada do oitavo episódio do podcast do SinPsi

No oitavo episódio de PodSin – Diálogos da Psicologia com a sociedade – conversamos com a dra. Ana Paula Guljor, presidente da Abrasme – Associação Brasileira de Saúde Mental, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS) da FIOCRUZ-RJ e membra da Comissão Permanente dos Direitos da População em Situação de Privação de Liberdade do Conselho Nacional dos Direitos Humanos.

Dra. Ana Paula Guljor

Ana Paula falou sobre sua experiência no Hospital Psiquiátrico Dr Eiras, manicômio fechado em 2002, da luta para a implementação de políticas públicas de saúde mental frente ao desmonte promovido pelo governo anterior e destacou a necessidade de uma profunda investigação sobre as comunidades terapêuticas, muitas delas financiadas com dinheiro público. “Em janeiro o Conselho Nacional de Direitos Humanos fez uma recomendação sobre a necessidade de inspeção e auditoria nessas comunidades”. Guljor relata que chegou a participar de uma reunião com o diretor do Departamento das Comunidades terapêuticas do Ministério do Desenvolvimento Social, Sâmio Mendes, para cobrar medidas e a resposta foi de que ele estava há apenas um mês no cargo. “Eu duvido que os secretários de Saúde saibam quantas dessas comunidades são financiadas com dinheiro público, tem de haver uma profunda investigação”, afirma a presidente da Abrasme.

Investimento

Ainda segunda ela, não se faz reforma psiquiátrica sem investimento. “É necessário investir em equipamentos, em insumos, em equipes com salários dignos e condições de trabalho… as Organizações Sociais que assumiram diversas frentes não possuem projeto de carreira… no campo da saúde mental, que é um tratamento de longo prazo, há necessidade que haja uma vinculação efetiva, que tenha políticas de fixação dos profissionais de saúde nos territórios”.

Ouça pelo Spotify

Os episódios de PodSin estão disponíveis pela plataforma Spotify. PODSIN – Diálogos da Psicologia com a sociedade é um projeto que busca refletir sobre temas da atualidade, direta ou indiretamente ligados à psicologia e aos processos transformadores. Neste ano de 2023, o SinPsi comemora 50 anos e reafirma seus compromissos em defesa da categoria e de uma Psicologia voltada para o cuidar social.

Related Posts