Em destaque, Notícias

Aplicativos ajudam pessoas surdas e com deficiência auditiva

23.abr.2024 – Por Norian Segatto

Segundo dados do IBGE, o Brasil possui cerca de 10 milhões de pessoas surdas, o que corresponde a quase 5% da população do país. Neste dia 23 de abril, comemora-se o Dia Nacional da Educação de Surdos e, em 24 de abril, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Em 2021, a lei 14.191 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), tornou obrigatório o ensino bilíngue, em libras, nas escolas de ensino fundamental.

A linguagem Libras (Língua Brasileira de Sinais) é reconhecida como uma língua desde 2002, pela lei 10.436, e desde 2005 é disciplina obrigatória em cursos de formação de professores.

Com o avanço tecnológico surgiram diversos aplicativos que ajudam a conversação em libras. As pessoas surdas podem, também, denunciar falta de acessibilidade em sites ou locais físicos por meio do site SOSsurdo.

Para a Psicologia, ter domínio da linguagem de sinais é uma ferramenta importantíssima para o atendimento a pessoas surdas ou com alguma deficiência auditiva, é um desafio a mais para os profissionais da nossa área e merece atenção dos Conselhos e outras entidades.

Confira abaixo alguns aplicativos para ajudar a comunicação com surdos.

Hand Talk: Um dos mais completos app, traduz conteúdos para a língua de sinais, além de possuir vários tutoriais.

VLibras: Aplicativo do governo federal para auxiliar pessoas com deficiência auditiva.

Pedius: Aplicativo que permite às pessoas surdas realizarem chamadas telefônicas convencionais para números fixos e móveis.

Spread Signs: Maior dicionário de Línguas de Sinais do Mundo, com mais de 200.000 sinais.

Librário: Um baralho da comunicação visual-motora para promover a integração entre surdos e ouvintes.

TV Ines: O Instituto Nacional de Educação de Surdos (que existe desde 1857) lançou a TVINES para promover inclusão social em uma grade de programação acessível em língua brasileira de sinais e em língua portuguesa.

Sinalá¡rio Disciplinar em Libras: Ferramenta de apoio para os alunos e os profissionais (intérpretes) que trabalham com os educandos surdos.

VideoCard produzido pela Secretaria de Comunicação do SinPsi para lembrar a data de 23 de abril