Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde (7 de abril) diversas atividades ocorrem para refletir, conscientizar a população e mobilizar agentes, militantes e organizações para a defesa da saúde pública de qualidade e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Confira algumas atividades que ocorrem esta semana
DIA 6 ABRIL – Debate presencial
Hoje, dia 6, acontece, de maneira presencial, no Sesc do centro de São Paulo, o debate 21 anos da lei da reforma psiquiátrica, um importante marco para a democratização da saúde mental no Brasil e a luta antimanicomial, que, infelizmente, sofreu retrocessos durante o governo genocida de Bolsonoro.
O evento acontece às 19h e os ingressos devem ser retirados com meia hora de antecedência.
DIA 7 ABRIL – Ato em defesa do SUS
Na data oficial em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, representantes sindicais, organizações sociais, militantes e todos os interessados na defesa das políticas públicas para o desenvolvimento da saúde da população e do SUS promovem ato em frente à Prefeitura paulistana, às 11h, para chamar a atenção da população sobre a importância da saúde pública, responsável por salvar milhares de vidas durante a pandemia (que, é sempre bom lembrar, ainda não acabou e temos de continuar tendo cuidados).
DIA 9 ABRIL – Ato Fora Bolsonaro
No sábado, em diversas cidades do país, acontece mais um ato “Fora Bolsonaro”. Em São Paulo, a manifestação está marcada para a Praça da República (centro da cidade), a partir das 14 horas. A insuportável situação do país, com disparada da inflação, aumento da miséria, preço da gasolina, gás e outros bens pela hora da morte, desrespeito à vida (esta semana, o filho do presidente, deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), debochou da tortura sofrida pela jornalista Miriam Leitão durante a ditadura, assim como seu pai fez em diversas ocasiões como no voto do golpe contra a presidente Dilma e em ofensas ao pai do presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que foi assassinado pela ditadura. Bem, motivos não faltam para tirar Bolsonora, Paulo Guedes e a horda de neofascistas da vida pública para sempre.
DIAS 8 A 10 DE ABRIL – COREP SP
De sexta a domingo acontece Congresso Regional da Psicologia COREP, composto por delegadas/os eleitas/os nos pré-congressos. No COREP são discutidas e aprovadas as propostas de âmbito regional que farão parte do Caderno de Deliberações do COREP e que irão orientar as ações das organizações de Psicologia. São também apreciadas as propostas que serão enviadas para avaliação no CNP. Neste COREP serão eleitas/os as/os delegadas/os para o Congresso Nacional.
O SinPsi participa desse Congresso com representantes eleitos nas etapas prepatórias. O Congresso Nacional acontece em junho.