Em destaque, Notícias

Fenaj/Fundacentro lançam pesquisa sobre saúde mental dos/as jornalistas

Nesta terça-feira, 9abr, na sede da Fundacentro, em São Paulo, será lançada oficialmente a Pesquisa nacional sobre condições de saúde mental dos/das jornalistas, projeto desenvolvido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Fundacentro, que conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho.

Segundo os organizadores da pesquisa, “a proposta é identificar, por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa, os impactos da pandemia de Covid-19 e dos novos arranjos laborais, aprofundados a partir da reforma trabalhista de 2017. De 2019 a 2022, ataques diretos à categoria foram feitos pelo governo Bolsonaro, em especial às mulheres e aos que trabalham para grandes empresas de comunicação, jornais, TV e portais, ações que, certamente, trouxeram consequências à saúde mental das e dos jornalistas no país”.

O termo saúde mental é compreendido como um conjunto de fatores que contribuem para o bem-estar geral do ser humano e seu equilíbrio físico e emocional. A ausência ou limitação dessas condições tende a causar sofrimento mental, que acarreta consequências tanto no desempenho profissional como nos diversos aspectos da vida social e privada, com reflexos psicossociais.

Com esse projeto, a Fenaj e seus sindicatos, em conjunto com a Fundacentro, querem identificar tais impactos, o que deverá contribuir para auxiliar pesquisas paralelas que já ocorrem no campo da saúde mental e do trabalho. Os resultados ajudarão a formular políticas sindicais e negociação com as entidades patronais, visando à melhoria das condições gerais e subjetivas do trabalho. Pretende-se incentivar a criação de novas leis que protejam o trabalho do assédio e da pressão, com consequente manifestação da melhora da saúde mental coletiva.

O evento será transmitido pelo canal do Youtube da Fundacentro.

Related Posts