Em destaque, Notícias

PEC 32 é o fim do serviço público

Na quinta-feira, 16, o Conselho Federal de Psicologia, a Federação Nacional dos Psicólgos (Fenapsi) entre outras entidades promoveram o seminário PEC 32, impactos nas políticas públicas e na psicologia. A presidenta do SinPsi, Fernanda Magano, participou da atividade representando a Fenapsi. Clique aqui para conferir a íntegra do Seminário.

Fernanda Magano, Participantes do Seminário

O seminário teve o objetivo de esclarecer os diversos pontos nefastos que a PEC 32 (Proposta de Emenda Constitucional) promove, entre eles o fim da estabilidade nos serviços públicos, privatização de diversas áreas, como saúde e educação, domínio completo dos interesses políticos momentâneos e do setor privado nas decisões de estado.

O assessor da Frente Parlamentar do Serviço Público, Wladimir Nepomuceno, fez uma análise abrangente dos principais pontos da PEC 32, entre eles, a extinção de 270 carreiras profissionais, a ampliação da terceirização e a possibilidade de contratação “temporária” pelo período de dez anos. “Que governo vai querer fazer concurso público se pode contratar ‘temporariamente’ por até 10 anos?”, questionou o assessor. Segundo ele, outra grave distorção é que, sem ser concursado, muito provavelmente entrará no serviço público apenas quem compactuar politicamente com o governo de plantão. O caso que vimos do servidor que denunciou o ex-ministro Ricardo Salles, na negociata de exportação ilegal de madeira não teria ocorrido se esse servidor não tivesse estabilidade no emprego, exemplificou Nepomunceno.

Constituição ferida

A presidente do SinPsi e vice-presidente da Fenapsi, Fernanda Magano durante sua apresentação no Seminário

Em sua exposição, Fernanda Magano mostrou como a PEC 32 fere a Constituição Federal e representa um retrocesso para o país. “O Brasil e o oitavo pior país em distribuição de renda, e isso tende a piorar, pois os serviços públicos ficarão ainda mais inacessíveis à população de baixa renda”, afirmou.

“A Reforma Administrativa, prestes a ser votada no Congresso Nacional, é um dos maiores crimes do governo Bolsonaro! O mesmo que gerou centenas de milhares de mortes desnecessárias por COVID, estimulou propina na compra de vacina, empurrou milhões para a fome e o desemprego e ameaça diariamente de morte nossas já parcas liberdades democráticas.”, complementou Magano, em sua apresentação. Clique abaixo para ver Power Point da apresentação.

Acesse o site NÃO A PEC 32 para conhecer mais sobre essa bomba para os psicólogos e toda a população brasileira e ajude a pressionar os parlamentares para a rejeição do projeto.

Related Posts