Em destaque

Psicologia do trânsito em tempos de isolamento social

Cristiane Carneiro – Diretora sindical

Com o distanciamento social por conta da pandemia de Covid-19 em São Paulo, houve a redução dos acidentes de trânsito e o desafogamento em leitos de UTIs utilizados por motorista acidentados.

Esse é um momento importante para refletirmos sobre esse tema levando em consideração o número de mortes diárias no país e o quão pouco isso gera de debate nessa área por nossas autoridades e quando isso acontece, acaba indo na direção da flexibilização no processo de habilitação, vide PL 3267/2019, quando vários atores da área do trânsito participaram desse debate junto a políticos para que essa flexibilização tivesse o menor impacto no processo.

As psicólogas e psicólogos peritos na área de trânsito desenvolvem há anos um trabalho para contribuir na redução de acidentes como credenciados Detran. Hoje, com a pandemia do Covid-19, encontram–se afastados de seus trabalhos e não estão preparados para fazer atendimentos online, tanto por falta de estrutura, como todo o processo de habilitação ter sido interrompido e seus prazos adiados.

Esse é um momento bastante difícil em que temos que nos unir no enfrentamento contra o coronavírus: seguindo as recomendações da OMS, nos protegendo e protegendo nossos familiares e continuando com o isolamento até quando necessário. Porém, esse afastamento gera um impacto financeiro para as psicólogas e psicólogos credenciados, sendo que a grande maioria só atua nessa área e da onde vem seu sustento e que foi interrompido por sermos prestadores de serviço.

Não nos enquadramos em nenhuma ajuda do Governo e, pensando nisso, no dia 30 de Março o Sindicato das Psicólogas do Estado de São Paulo enviou um ofício ao governador do estado, Sr. João Dória e ao Sr. Paulo Roberto Falcão Ribeiro, presidente do Detran-SP, para que junto ao sindicato em reunião online pudessem encontrar uma solução para esses profissionais. Vale ressaltar que há anos estamos em luta por melhores condições de atuação, autonomia, divisão equitativa e colaboramos efetivamente com a  construção da portaria 70, que hoje nos rege.

Aguardamos a resposta das autoridades e entendemos que muitos problemas surgiram nesse momento, mas pela primeira vez precisamos de um olhar especial a esse categoria dos nossos governantes. Continuaremos tentando esse diálogo, bem como a discussão de como seria nosso retorno ao final dessa pandemia.

Related Posts

2 thoughts on “Psicologia do trânsito em tempos de isolamento social

  1. Perfeito … Estamos juntos nesta guerra psicólogica … Obrigada

  2. Raquel disse:

    Sou psicóloga do trânsito, em isolamento social, para preservar a Saúde de todos.
    Presto serviço em uma clínica credenciada.
    O salário neste mês né zerado pelo que tudo indica. Mesmo sendo prestadora de Serviço tenho contas a pagar. Como que fica.

Deixe um comentário