Em destaque, Notícias

Quando tristeza vira doença é preciso repensar os diagnósticos

24.abr.2024 – Por Norian Segatto

Em sua segunda temporada, PodSin, o podcast do Sindicato, continua a explorar e refletir sobre temas que são potentes para a psicologia e para a sociedade. Nosso entrevistado do 26º episódio, Marcelo Kimati, abordou dois assuntos que tem sido bastante discutido em nosso programa: a política de drogas e as questões que envolvem saúde mental e medicalização.

Marcelo Kimati, psiquiatra

Marcelo Kimati é médico psiquiatra, antropólogo, cientista social, professor da UFPR, pesquisador e atualmente assessora a presidência da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo), órgão especializado em saúde do trabalhador.

Nesta conversa para o podcast, Kimati avalia a PEC 45/2003, que criminaliza o porte de drogas em qualquer quantidade, medida que atingirá muito mais os consumidores do que o tráfico e, entre os consumidores, como sempre, em maior escala os PPP (periféricos, pretos e pobres).

Outro tema abordado por Kimati é a o fenômeno da medicalização, em especial na área da psiquiatria; em 2023 ele coordenou a publicação do livro Medicalização e políticas públicas de saúde mental no país, uma coletânea de artigos que abordam as diversas faces desse complexo tema. Clique aqui para ler o livro online.

Em seu artigo para o livro, afirma: “Diagnósticos eram incorporados na linguagem cotidiana e sintomas, anteriormente elementos descritivos do sofrimento mental, passaram a ter caráter explicativo, ganhando significado em si. Isto criava uma imensa barreira na capacidade de usuários de medicamentos em estabelecer relações entre seu cotidiano e sofrimento”. Em outras palavras, situações comuns de sofrimento, como luto, problemas no emprego, crise familiar, deixam de ter relevância na avaliação de fatores, o social cede lugar para o biológico. “Se antes, por exemplo, precisava de dois meses de sintomas para se ter um diagnóstico, hoje esse prazo caiu para três semanas, com isso, muito mais pessoas se encaixam no perfil do sofrimento mental”, afirma na entrevista, mas também alerta que existe por parte da sociedade uma cumplicidade com essa política, à medida em que busca respostas imediatas e curas instantâneas.

PodSin – Diálogos da Psicologia com a Sociedade, projeto do SinPsi que busca refletir sobre temas da contemporaneidade ligados, direta ou indiretamente à Psicologia, está disponível no Spotify e pelo canal do Youtube do Sindicato. Se inscreva nos canais para ficar sempre em dia com os episódios e acompanhe pelo Instagram.

Related Posts