Em destaque, Notícias

#24 Podsin – Romper com a visão individualista da Psicologia

Neste episódio conversamos com a psicóloga social e professora universitária Thaiga Momberg

20.mar.2024 – Por Norian Segatto

Thaiga Momberg

No decorrer da episódio #24 do PodSin – Diálogos da Psicologia com a sociedade, projeto do SinPsi que busca dar voz às várias opiniões sobre os rumos da psicologia e refletir sobre temas do contemporâneo em suas diversas áreas, você vai ouvir a entrevistada Thaiga Momberg repetir algumas vezes a palavra “problematizar”. Essa é justamente uma das preocupações centrais de suas reflexões acerca do papel da psicologia no contexto da sociedade. Para ela, é necessário romper com a visão estritamente individualista do atendimento para buscar uma concepção e engajamentos mais amplos.

Thaiga é mestre em Educação, formada pela Universidade Federal de São Carlos e possui diversas pesquisas nas áreas de saúde mental, gênero, sexualidade, trabalho e direitos humanos. A partir de sua experiência no SUS, ela afirma que o sistema ainda tem um viés manicomial que precisa ser superado.

Março, mês da mulher trabalhadora

Março é um entre os doze meses da mulher trabalhadora, mas foi escolhido para simbolizar a luta por igualdade entre gêneros em todos os campos, das relações pessoais ao mundo do trabalho e representação política. O 8 de março é o marco maior desse simbolismo.

Para comemorar, Podsin dedica o mês a conversar com mulheres de várias origens e saberes. No episódio anterior, Vanilda Anunciação, liderança social da periferia de São Paulo, e Fernanda Magano, ex-presidente do SinPsi e membra da mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde (entre um monte de outras atividades), conversaram sobre os desafios da mulher no mundo do trabalho.

Para completar este especial março, a próxima convidada do PodSin será a deputada federal Juliana Cardoso. Imperdível.

PodSin – Diálogos da Psicologia com a sociedade está disponível pelo Spotify e no canal de Youtube do Sindicato. Se inscreva nos canais para acompanhar todas as entrevistas e programas produzidos pelo SinPsi.