18.dez.2024 Por Norian Segatto
No último episódio da temporada 2024, PodSin, Diálogos da Psicologia com a Sociedade traz um convidado muito especial: Juca Kfouri, jornalista, militante dos direitos humanos e de outras boas causas pelas quais vale a pena lutar.
Nesta conversa ele fala sobre liberdade de imprensa, princípios éticos, ataques que constantemente recebe pelas redes sociais, reportagens marcantes na sua vida, como a descoberta da identidade de Carlos Zéfiro, ou Alcides Caminha, autor das famosas revistas de sacanagem explícita conhecidas como “catecismos” e que deixaram muito adolescente com pelo na mão.
Juca também aborda um tema importante: a participação do jornal Folha de São Paulo durante a ditadura militar, emprestando veículos da empresa para operações de assassinatos e torturas da repressão militar, empregando policiais da repressão. Na época, a Folha tirou da direção da redação talvez o maior jornalista brasileiro, Claudio Abramo, para colocar Boris Casoy, conhecidamente de direita, conta Kfouri. Não escapa de seu alvo crítico também a chamada “elite”, que ele considera burra, muito burra.
Juca fala até sobre futebol, critica a demora do governo em regulamentar as Bets, critica jogadores e jornalistas que se colocam como garotos propaganda das casas de aposta e acredita, iludido ou não, que ainda possa haver no futebol brasileiro uma experiência como a Democracia Corinthiana.
Palmeirense que sou, entrevistei o corinthiano Juca vestido com uma camisa verde. Ele não passou recibo para a provocação.
PodSin – Diálogos da Psicologia com a Sociedade é um projeto do Sindicato das Psicólogas e Psicólogos de São Paulo, que busca refletir sobre temas da atualidade, ligados, direta ou indiretamente, à Psicologia e aos processos transformadores.
Os episódios estão disponíveis na plataforma Spotify e no canal de Youtube do Sindicato.