O ministro da Justiça e presidente do Conad (Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas), José Eduardo Cardozo, empossou oitos novos conselheiros na manhã desta terça-feira, (15/05), no Palácio da Justiça, em Brasília, quando ocorreu reunião extraordinária do conselho. O conselho é responsável pelo acompanhamento da política do país sobre drogas, pela orientação normativa para prevenção do uso, a reinserção de usuários e repressão ao consumo e tráfico de entorpecentes.
No período da tarde os conselheiros apresentaram eixos do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas como segurança pública, prevenção e cursos de capacitação para os profissionais do SUS e SUAS.
O psicólogo Marcelo Andrade representou o Conselho Federal de Psicologia (CFP) na reunião e afirma que alguns pontos do plano precisam ser revistos.
“Entendemos que deve haver um zelo explícito do controle social neste conselho. O Sistema Único de Saúde (SUS) e o de Assistência Social (SUAS) são frutos da democracia. Temos que analisar e criar mecanismos para implementar esta intersetorialidade sem o quais o plano pode não dar certo”, completa.