Notícias

Ato público e programação cultural comemoram Dia Internacional da Juventude

No dia 10/08, a juventude da CUT/SP e movimentos sociais realizam manifestação pelas ruas do centro paulistano, além de intervenções artísticas e show de encerramento na Quadra dos Bancários.

A juventude da CUT/SP, em parceria com movimentos sociais, comemora o Dia Internacional da Juventude no dia 10 de agosto (sexta-feira) com ato público a partir das 14h na Praça da Patriarca, centro paulistano. 
Depois da passeata pelas ruas do centro, a programação terá continuidade com diversas intervenções culturais, como apresentações de rock, rap, hip hop, capoeira, danças brasileiras e free step, percussão, grafite, artistas circenses, e show de encerramento na Quadra dos Bancários (Rua Tabatinguera, 192 – Metrô Sé).
Para além da comemoração deste dia, estabelecido em 1999 pela Organização das Nações Unidas, a manifestação visa chamar a atenção para as condições enfrentadas pela juventude, que muitas vezes é foco de exploração no mercado de trabalho, com dificuldades de acesso à formação educacional, política, cultural e ao primeiro emprego.
Na avaliação da CUT/SP, é necessário incluir os jovens no mercado, mas com trabalho decente, garantia de investimentos na educação e em equipamentos culturais. O jovem também precisa ser reconhecido como sujeito de direitos e lutar para construção de políticas públicas no estado de São Paulo, capazes de dar autonomia e emancipação.
Outro alerta é para a questão da violência e o extermínio da juventude, especialmente de negros e negras moradores das regiões periféricas, os mais vulneráveis não só à violência urbana em geral, mas principalmente vítimas da truculência policial.
Juventude SinPsi
O Coletivo da Juventude do SinPsi, espaço de discussão que visa dar suporte à Secretaria da Juventude da CUT, contribuiu para o planejamento do Ato.
“A cultura se mostra como um ponto importante para aproximar o jovem das discussões do mundo sindical, porém devemos pensar sobre qual modelo de cultura nós estamos falando. O que propomos com o evento é dar condições para que o jovem possa se expressar em sua diversidade, podendo assim produzir cultura, e não puramente consumi-la, como propõe o modelo capitalista e imperialista de cultura, que cria uma visão estereotipada do jovem e sufoca, seja através da mídia imperialista, seja através da força policial, aquilo que ele tem de mais valioso, que é a capacidade de transformar, de questionar”, diz Vinicius Saldanha, do Coletivo da Juventude do SinPsi.
Vinicius reconhece que o jovem ainda se encontra muito vulnerável em relação às condições de trabalho que lhe são oferecidas. Nesse sentido, além das discussões sobre politicas que atingem diretamente a juventude, como a educação e trabalho decente, o evento visa garantir espaço para as mais diversas atividades artísticas produzidas por jovens da comunidade.
“Quando tratamos das questões do universo sindical, que vão muito além das questões corporativas em si, mas que dizem respeito aos interesses mais amplos da sociedade, como a luta por uma democracia participativa de fato, isso passa necessariamente pelo ato de ouvir o jovem, de dar condições de que ele seja incluído. O jovem, com esse imenso potencial transformador, é grande aliado na luta contra a ordem vigente e não deve ser colocado em uma postura passiva em relação às políticas públicas que lhe dizem respeito”, considera.
Ato do Dia Internacional da Juventude
10 de agosto de 2012
Concentração a partir das 14h – Praça do Patriarca (centro paulistano)
Intervenções culturais e show de encerramento na Quadra dos BancáriosRua Tabatinguera, 192 – Metrô Sé
Clique aqui para ver o vídeo do Dia Internacional da Juventude.

Deixe um comentário