Nesta quarta-feira (29), acontece o segundo encontro do Coletivo Sindical “Psicólogas (os) Negras (os) e o Mundo do Trabalho”, na sede do SinPsi, das 19h às 21h. O coletivo foi criado durante uma roda de conversa, realizada dia 15 deste mês, quando estiveram presentes psicólogos de diversas áreas, de CAPs a Recursos Humanos, muitos se reencontrando após anos de formados na mesma faculdade. O objetivo é avançar nas propostas debatidos dia 15 e buscar soluções para a questão racial
O debate passa pela lei 10.639/2003, que obrigada a inserção de História da África e da Cultura Afro-Brasileira nas escolas, e pela teoria europeia da eugenia, que defendia a superioridade da raça branca e teve seguidores ilustres, como o escritor Monteiro Lobato, e está introjetada até hoje na sociedade.
A política de cotas para ingresso nas universidades e escolas técnicas federais, recentemente aprovada pelo Senado Federal, também faz parte da discussões. Bem como a questão da empregabilidade. É comum o negro ingressar na universidade pelo sistema de cotas, se formar e depois ter dificuldades para conseguir emprego. Quando consegue, na maior parte das vezes é para ganhar menos do que um psicólogo branco ganharia na mesma função.
O Coletivo Sindical se reune em semanas intercaladas, sempre às quartas-feiras, na sede do SinPsi, à rua Aimberê, 2053, em Perdizes.
Participe!