Dislexia, TDA, TDAH? Pesquisas, reportagens e sites veiculam massivamente informações que apontam para um crescimento vertiginoso dos diagnósticos dos chamados transtornos de comportamento e aprendizagem, num verdadeiro processo de “adoecimento” da infância.
Nau dos Insensatos dá vez e voz aos que apresentam uma outra leitura dessa realidade. O terceiro programa da série traz à tona um dos temas mais debatidos atualmente: a medicalização da infância.
Difícil mesmo é escapar do diagnóstico positivo, em uma sociedade que tende a culpabilizar a criança e não o meio em que vive. O tratamento é por remédio de tarja preta, também conhecido como droga da obediência, pois tende a “acalmar” a criança.
“Comportamento é comportamento. O que vai fazer com que ele seja adequado são os parâmetros externos”, diz a psicóloga e professora Fátima de Assis à reportagem.
Para assistir, clique aqui.
Sobre o Nau
O objetivo do programa Nau dos Insensatos é tratar dos posicionamentos da psicologia e suas práticas mais relevantes, com ênfase nas políticas públicas e, assim, facilitar, por meio do áudio-visual, o debate entre profissionais, estudantes e a sociedade.
No ar desde o dia 31 de março deste ano, está disponível no site Nau Web TV (www.nauweb.tv). A série traz reportagens espaciais mensais, produzidas pelo SinPsi, em parceria com a Via TV Comunicação e Cultura (www.viatv.com.br) e com a Nau Web TV.
Nau dos Insensatos, uma iniciativa do SinPsi em parceria com a ViaTv e NauWebTV.