Reunidos (as) delegados (as) sindicais de base (DSBs) encaminharam proposta para a pauta salarial deste ano, assembleia geral será realizada em 17 de fevereiro
Após tomarem posse no fim de 2016, os delegados (as) sindicais de base do SindSaúde SP se reuniram na manhã da quinta-feira (26/01) para debater e encaminhar propostas para a pauta da campanha salarial de 2017. O Conselho de DSBs (delegados sindicais de base) foi realizado na quadra do Sindicato dos Bancários e reuniu 235 delegados (as) de todas as regiões do Estado.
O conselho é um espaço preliminar e propositivo da pauta da campanha salarial. Após debate sobre a conjuntura e a exposição de dados referente ao orçamento do Estado de São Paulo (relatório do DIEESE), os delegados encaminharam propostas que seguirão para aprovação na Assembleia Geral que será realizada em 17 de fevereiro (sexta-feira).
Os delegados entendem que o momento é de defesa de direitos, de defesa do SUS – Sistema Único de Saúde e do funcionalismo público em geral. Sem abrir mão da pauta salarial, essa campanha também deve pautar temas de importância social, como os retrocessos propostos nas Reformas da Previdência e Trabalhista. O indicativo de slogan para campanha é saúde: “Saúde é um direito humano. Nenhum direito a menos! ”.
Os delegados e dirigentes sindicais também ressaltaram a importância da equiparação do salário-base com o piso salarial, aumento do vale refeição e do prêmio de incentivo, reposição dos últimos cinco anos de perdas salariais, reposição da inflação dos últimos 12 meses, dentre outras reivindicações.
Os DSBs tem mandato de 3 anos, é sua função (e também dos diretores regionais) representar e organizar o SindSaúde SP no local de trabalho; esclarecer/informar a categoria sobre os seus direitos, fazendo com que os responsáveis (chefes) nas unidades respeitem os direitos dos trabalhadores; distribuir os boletins do Sindicato e fomentar o debate com os trabalhadores nas unidades sobre as matérias neles contidas; procura obter informações oficiais do sindicato, evitando o surgimento e crescimento de boatos na categoria; possibilitar a oportunidade de filiação dos trabalhadores em suas unidades; se capacitar nas atividades de formação promovidas pelo sindicato; organizar os trabalhadores da unidade para adesão das atividades estaduais/regionais convocadas pelo sindicato; participar das reuniões do Conselho de Delegados Sindicais de Base e da Comissão Sindical Regional.