Formação será às terças na sede da entidade, em SP, com certificação da universidade federal
A CUT-SP, por meio da Secretaria de Combate ao Racismo, oferece, em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC), um curso de extensão para discutir as questões étnico-raciais no mercado de trabalho.
O curso “Desigualdades raciais no mundo do trabalho: as consequências da ideologia racista” é uma iniciativa piloto voltada para dirigentes e ativistas sindicais do estado de São Paulo. Gratuito, são 70 vagas disponíveis, com certificação pela UFABC.
As inscrições (baixe a ficha aqui) devem ser encaminhadas pelas entidades da base de representação da CUT-SP para o e-mail racial@cutsp.org.br.
Secretária de Combate ao Racismo da CUT-SP, Rosana Aparecida diz que a formação é uma oportunidade para os trabalhadores fortalecerem as discussões sobre discriminação nas empresas. “Entendendo o contexto de como a discriminação ocorre, os sindicatos podem formular novas cláusulas de promoção da igualdade racial e pensar ações de denúncia ao racismo”.
O curso de extensão está cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC, sob responsabilidade de Ramatis Jacino, professor do bacharelado em Ciências Econômicas da universidade.
As aulas serão realizadas na sede da CUT, à rua Caetano Pinto, 575, no Brás. Ao todo, são oito módulos distribuídos em aulas semanais, sempre às terças feiras, das 9h às 12h.
Confira o cronograma de aulas:
13/3 – O legado científico e cultural dos africanos
20/3 – Capitalismo e racismo: a expansão europeia
27/3 – O papel econômico, social, político e cultural da escravidão
3/4 – Resistência negra a escravidão
10/4 – A invenção do racismo – ideologia
17/4 – Transição do trabalho escravo para o trabalho assalariado
24/4 – Diminuição das desigualdades raciais nos governo Lula e Dilma
8/5 – O aumento das desigualdades após o golpe de 2016