Notícias

Começa a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

O SinPsi também luta contra o machismo e o racismo na sociedade brasileira

A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização global da sociedade civil. Criada em 25 de novembro de 1991, e o Brasil integra essa rede de enfrentamento desde 2003.

No Brasil, a iniciativa dura 21 dias, pois inicia no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, para reforçar a necessidade de enfrentamento à discriminação, considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra. A campanha encerra no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Esta mobilização global é apoiada pela campanha do Secretário-Geral da ONU “Una-se pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, com o objetivo de sensibilizar, galvanizar o ativismo e compartilhar conhecimento e inovação no que se refere a prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo.

Desde 2008, a campanha do Secretário-Geral da ONU “UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres” atua para gerar mais consciência pública e incrementar a vontade política e os recursos designados a prevenir e responder à violência contra mulheres e meninas. Para isso, as Nações Unidas fazem um chamado a governos, sociedade civil, meios de comunicação, setor privado, jovens, homens e mulheres, a somar esforços para pôr fim à violência contra as mulheres e meninas.

No restante do mundo, a iniciativa começa no dia 25, o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Os 16 dias de ativismo, de forma geral, têm por objetivo a conscientização e a mobilização da sociedade para que denuncie todos os tipos de violência praticados contra meninas e mulheres no Brasil e no mundo.

Nós do SINPSI também estamos nesse ativismo pelo fim da violência contra a mulher.

Deixe um comentário