Foi realizada na noite desta segunda, 21 de janeiro, a Assembleia Geral Extraordinária que elegeu os (as) seis integrantes – três titulares e três suplentes – que vão compor a Comissão Regional Eleitoral (CRE), que terá como responsabilidade, planejar e conduzir o processo eleitoral do CRP SP no estado, cujas eleições acontecem em 27 de agosto.
A vice-presidente do CRP SP, Maria de Fátima Nassif iniciou os trabalhos da noite, explicando, de forma breve, o funcionamento do processo. Ela apresentou a forma de trabalho da CRE, bem como o papel da Comissão Eleitoral Regular, que coordena o processo nos regionais, sendo um órgão de orientação junto a CRE; e da Comissão Eleitoral Especial, que coordena o processo em nível nacional. O papel do CRP de garantir a estrutura e a logística para o trabalho da CRE, garantindo sua autonomia, também foi apresentado no começo da Assembleia pela vice-presidente. “A transparência deste processo é uma conquista de todo o Sistema Conselhos. A valorização da democracia é algo sempre a ser estimulado e aprofundado”, afirmou.
Além dos (as) seis integrantes, a CRE terá mais dois (duas) integrantes que serão eleitos (as) em cada uma das nove subsedes, do interior e do litoral do estado, e que terão a responsabilidade de acompanhar o processo eleitoral em suas regiões. A atuação da CRE começa depois da publicação de portaria, que deve acontecer até o final de janeiro, e segue até setembro, quando o processo das eleições no Sistema Conselhos e no CRP SP for finalizado.
A CRE será composta por Arieme Caetano da Silva Perez (suplente), Cleverson Cândido de Carvalho (titular), Clotilde de Jesus França (suplente), Eduardo Freitas Prates (titular), Heloisa Pinheiro Machado (suplente) e Maria do Socorro Rocha Franciosi (titular). Todos (as) são psicólogos (as).
A Assembleia teve transmissão online, mas apenas os (as) presentes puderam votar.