Notícias

Conselho Nacional de Saúde planeja grande mobilização popular por mais recursos para a saúde pública

Na ´última quinta-feira, 1º de março, o tema levado à baila para discussão no Encontro com as Secretarias Executivas dos Conselhos de Saúde foi o Planejamento do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para 2012. Da mesa, participaram Rozângela Camapum, secretária executiva do CNS e Gleisse de Castro, coordenadora técnico normativa da Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Saúde.

Em fevereiro, durante a realização de sua primeira Reunião Extraordinária, a 48ª do CNS, o Pleno aprovou o Planejamento 2012, com ações baseadas 15 nas diretrizes aprovadas durante a 14ª Conferência Nacional de Saúde realizada no final de 2011, que devem ser realizadas nas três esferas de governo.

Dentre as várias e importantes ações definidas no Plano para 2012, Rozângela Camapum, Secretaria Executiva do CNS, destacou uma especialmente importante, na avaliação dela: a mobilização nacional em prol de 1,5 milhão de assinaturas para obtenção de mais recursos, especificamente o investimento de 10% da receita bruta corrente da União destinado à saúde pública.

De acordo com a secretária executiva do Conselho Nacional de Saúde, “garantir 10% da receita bruta corrente da União para saúde pública brasileira representa fortalecer e consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Rozângela Camapum agradeceu a colaboração dos participantes do Encontro com as Secretarias Executivas dos Conselhos de Saúde e afirmou acreditar que 2012 será, de fato, um ano diferente para o controle social, principalmente no que diz respeito à aproximação com os conselhos de saúde e conselheiros de todo país.

Deixe um comentário