O Conselho Nacional de Saúde realizará nesta terça-feira, dia 8 de dezembro, a Caravana Nacional em Defesa do SUS. Trata-se do encerramento do evento que percorreu o país ao longo de 2009 com o debate central na defesa do SUS como Patrimônio Social, Cultural e Imaterial da Humanidade, bem como Gestão do Trabalho, Modelo de Atenção, Financiamento, Controle Social, Intersetorialidade e Complexo Produtivo da Saúde no SUS.
A programação da Caravana Nacional contempla um Ato Político e a entrega do Documento da Caravana Nacional em Defesa do SUS ao Vice-Presidente da República, José de Alencar. A expectativa é reunir representantes de todo o país entre conselheiros de saúde, movimentos sociais, gestores, prestadores, parlamentares, estudantes e sociedade em geral, em Brasília.
*Histórico*
A Caravana em Defesa do SUS, com o tema “Todos em Defesa do SUS”, foi promovida pelo Conselho Nacional de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Conselhos de Saúde, Conass e Conasems e Movimentos Sociais e fez parte da agenda política do CNS, aprovada para o ano de 2009.
A proposta da Caravana foi apresentada em ato público no Fórum Social Mundial da Saúde, em janeiro, e depois lançada oficialmente na Câmara dos Deputados, no dia 12 de março, com a participação de diversos parlamentares, gestores, trabalhadores e representantes de movimentos populares.
*Informações:*
Data: 08 de dezembro de 2009
Local: Centro de Eventos e Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio – Av. W5 Sul – SGAS 902, Bloco C, em Brasília-DF.
Horário: 9 às 18 horas
Programação
9h – Ato Político de Abertura
10h às 11h – Apresentação do Documento da Caravana Nacional em Defesa do SUS;
11 às 13h – Debate
15h – Ato Solene de entrega do Documento da Caravana Nacional em Defesa do SUS ao Vice-Presidente da República
18h00 – Encerramento