Em destaque, Notícias

Decreto de Doria dificulta isenção de IPVA para PCD

No dia 2.fev ocorreu a Audiência Pública presidida pelo deputado estadual Carlos Giannazi (Psol) sobre o Decreto 66470 que dispõe da cobrança de IPVA para pessoas com deficiência. Segundo o parlamentar há diversas contradições no decreto, o que cria insegurança jurídica e joga a decisão do disposto a médicos e psicólogos peritos.

O decreto, publicado dia 1.fev, dispõe:

Art. 1º Enquanto não estiver regulamentada a avaliação biopsicossocial para a comprovação do grau moderado, grave ou gravíssimo de deficiência ou de transtorno do espectro do autismo, a concessão do direito à isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA à pessoa portadora de transtorno do espectro do autismo ou com deficiência física, sensorial, intelectual ou mental, assegurado pelo artigo 13-A da Lei nº 13.296 , de 23 de dezembro de 2008, com redação dada pela Lei nº 17.473 , de 16 de dezembro de 2021, deverá ser solicitada à Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Problemas do decreto

A Audiência Pública identificou diversos problemas no Decreto do governador João Doria:

– A isenção do IPVA cabe apenas a um veículo; se for um casal com deficiência ou uma família com mais de um membro com deficiência apenas um pode solicitar a isenção.

– Tem um prazo limite de 15 dias para se fazer a solicitação. O decreto não fala em isenção, mas em suspensão de benefício, o que dá a entender que ele pode ser cobrado futuramente.

– A renovação do cadastro é feita anualmente, o que gera vários transtornos para quem busca a isenção. Esse item causa estranheza, pois uma pessoa com deficiência tem sua condição definitiva, não é uma incapacidade temporária.

– As pessoas mais interessadas no assunto não foram ouvidas.

As entidades ligadas ao tema defendem a manutenção do texto anterior. Foi criado um Requerimento solicitando respostas as dúvidas dos interessados, que deverá ser respondido até o dia 16. 

Clique aqui para assista a íntegra da Audiência.