Durante o Seminário Sindical Internacional da CUT-SP, em 26 de abril e na comemoração unificada do Dia do Trabalhador promovida pelas centrais CGTB, CTB, Força Sindical, NCST e UGT, em 1º de maio, ambas atividades ocorridas em São Paulo, o DIEESE realizou o lançamento do livro A situação do trabalho no Brasil na primeira década dos anos 2000.
A publicação traduz o esforço realizado pelo DIEESE para analisar o que aconteceu no Brasil durante a primeira década deste século e a importância destes acontecimentos para os trabalhadores brasileiros. O livro resgata aspectos abordados no livro Situação do Trabalho no Brasil, produzido em 2000, e que realizava um balanço dos anos 1990, possibilitando uma comparação entre dois momentos bastante diferentes em termos sociais e econômicos, além de ampliar os assuntos tratados na edição anterior.
Diversos temas são tratados nesta obra a partir de dados e análises do mercado de trabalho, da renda e da negociação coletiva. As análises destacam questões relacionadas ao setor público, ao privado, à agricultura, além de realizar recortes para aprofundar aspectos referentes ao emprego doméstico, às questões de gênero, raça, jovens. Entre os capítulos também são abordadas questões demográficas, rotatividade e pequenas empresas.
Com 404 páginas, A situação do trabalho no Brasil na primeira década dos anos 2000 é mais uma publicação propiciada pela parceria do DIEESE com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que tem permitido a elaboração de inúmeros produtos voltados para levar aos trabalhadores a maior quantidade possível de informações sobre as condições e a situação de trabalho dos brasileiros.