Em destaque, Notícias

Nota de solidariedade à Abrasme

A diretoria do Sindicato das Psicólogas e Psicólogos de São Paulo se solidariza com a Abrasme – Associação Brasileira de Saúde Mental, que vem sofrendo assédio judicial por conta de sua firme postura antimanicomial e pelos princípios da reforma psiquiátrica.

No dia 3 de dezembro a entidade recebeu uma notificação extrajudicial impetrada pela Advocacia-Geral da União (AGU), movida por um servidor do Ministério do Desenvolvimento Social, por conta do posicionamento da Abrasme em repudiar atos de truculência ocorridos durante um evento na Universidade de São Paulo, nos dias 6 e 7 de outubro de 2025, sobre o cuidado de mulheres nas ditas comunidades terapêuticas (CTs).

O referido servidor público, defensor das CTs, protagonizou cenas totalmente descabidas à sua função institucional. A Abrasme se solidarizou com os/as manifestantes e solicitou apuração sobre a conduta dos servidores do Ministério. Cenas do ocorrido circularam em várias redes sociais.

Como retaliação à histórica atuação da Abrasme, a AGU instou a associação a se retratar e retirar os conteúdos de suas redes sociais, em claro processo intimidatório e de censura.

A diretoria do SinPsi reforça sua defesa intransigente da liberdade de expressão, seu firme posicionamento contra o financiamento público para comunidades terapêuticas e reafirma a defesa do cuidado em liberdade para pessoas com sofrimento psíquico ou usuárias de álcool e outras drogas, sempre pautado pelos direitos humanos.

Toda a solidariedade à ABRASME!

Repúdio à tentativa de assédio judicial!

Pela ampla liberdade de expressão!

Dezembro de 2025

Diretoria do Sindicato das psicólogas e Psicólogos de São Paulo