Depois de realizarmos uma pesquisa de campo entre os psicólogos recém-formados, vimos que há uma grande dificuldade de inserção profissional, até mesmo por falta de um maior conhecimento dos nossos profissionais e dos empregadores sobre o mercado de trabalho e o que ele tem de demandas as quais nós psicólogos podemos atender na nossa região. E que podemos concretizar estas inserções profissionais por meio de negociações, projetos, e leis que garantem nosso espaço em determinados lugares.
Portanto, entendemos que ser de responsabilidade nossa, acolher nossa categoria no quisito orientações e inserção profissional. Então resolvemos criar o Banco de Assessoria e Inserção Profissional, que em parceria com os municípios, associações, Conselhos Municipais e empregadores privados, fazemos um diagnostico situacional do mercado de trabalho e necessidades de cada região.
O diagnóstico de campo nos permite traçarmos diretrizes de prognóstico, ou seja, ações que a Psicologia pode contribuir no atendimento das demandas. O que nos permite então, angariarmos novos espaços e campos de trabalho para nossa categoria e associados que estão fora do mercado. Contudo, são encaminhamentos de acordo com o perfil profissional de cada.
Estamos muito otimistas com este projeto, investindo nele com ousadia e coerência, pois já realizamos várias orientações e já incluímos uma colega no contexto Escolar. Estamos com três processos em andamento.
Sindicato é isso. União, Compromisso e trabalho.
Danielle Grillo Alves Silva
Diretora da Subsede Regional de Pres. Pte