Em destaque, Notícias

Renasttão discute como enfrentar as políticas de precarização do trabalho

12nov2024 Por Norian Segatto

O nome é esquisito, é fato, mas o evento é importante. O 12° Renasttão – Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora -, que aconteceu em Brasília de 5 a 7 de novembro, reuniu representantes da Rede (Renastt), dirigentes sindicais, pesquisadores e membros do Conselho Nacional de Saúde. O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde.

O encontro serviu como etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), que será realizada de 18 a 20 de agosto de 2025, promovendo a proposta de “Saúde do Trabalhador como Direito Humano” – tema central da conferência.

Plateia participou ativamente dos debates

Durante o encontro, a principal temática abordada foi a precarização do trabalho e como isso interfere na saúde do trabalhador/a e no convívio social. Participaram da abertura representantes dos Ministérios da Saúde e do Trabalho e Emprego, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ministério Público do Trabalho, Tribunal Superior do Trabalho, Opas (Organização Pan Americana de Saúde), Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

O desafio de mudar o atual rumo de ataques aos direitos trabalhistas é uma tarefa cada vez mais urgente e necessária. Investidas do capital financeiro, industrial e do agronegócio, pressionam por mais desregulamentação do trabalho, para acabar com aumentos reais do salário-mínimo, cortes na Educação, Saúde e Previdência, reforma no serviço público para eliminar uma série de direitos conquistados, entre outros tantos ataques diários aos trabalhadores/as. Avançar em propostas para barrar essa ofensiva do capital é primordial para avançar em uma sociedade menos desigual.

_________

Com informações de CNS

Fotos: LF Barcelos/Ascom CNS