Em destaque, Notícias

Semana da saúde conta com diversas atividades e reflexões

Nesta segunda-feira, às 19h, a presidente do SinPsi, Fernanda Magano participade uma live sobre os impactos da pandemia na saúde dos trabalhadores

Em 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, dia em que foi fundada da Organização. O objetivo da OMS com essa data é gerar reflexões sobre a qualidade de vida e da saúde das populações.

E para quem tinha alguma dúvida, a pandemia mostrou que qualidade de saúde está diretamente conectada com igualdade social, renda, moradia, condições sanitárias, acesso a serviços públicos de saúde. Como em tantas outras desgraças humanas, os mais pobres, periféricos, negros e povos originários foram os mais afetados pela Covid-19.

Para pensar os diversos aspectos da saúde, cuidados e qualidade de vida, estão sendo organizados diversos eventos de hoje (segunda) até sexta-feira, dia 8.

O site do SinPsi dará destaque esta semana para o tema, com várias abordagens, destacando, em especial, a defesa do SUS, da saúde pública de qualidade e da importância da Psicologia no cuidar da população.

Confira algumas das lives que vão ocorrer a partir de hoje.

Segunda, dia 419h

IMPACTO DA PANDEMIA NA SAÚDE DOS TRABALHADORES” com Maria Maeno (Fundacentro) e Fernanda Lou Sans Magano (Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo).
Link para a live: https://us02web.zoom.us/j/82236387239?pwd=cVZZajNuenAvNEJxK2lpRm1RRklBdz09.
Senha de acesso: 893178

Terça, dia 5 – 16h

AGROTÓXICOS, MEIO AMBIENTE E SAÚDE PÚBLICA” com Dr. Jefferson Benedito Pires de Freitas (Departamento de Saúde Coletiva da Santa Casa De São Paulo) e Marco Dalama (Assessoria Sindsep-SP e CUT-SP).
Link para a live: https://us02web.zoom.us/j/88611576549 ID do webinar: 886 1157 6549

Terça, dia 5 – 19h

“FINANCIAMENTO/ DESFINANCIAMENTO E DESMONTE DO SUS”, com Mauri Bezerra (Conselho Nacional de Saúde), Benedito Augusto de Oliveira – Benão (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social) e Lourdes Estevão de Araújo (Sindsep-SP).
Link para a live: a confirmar

Quarta, dia 6 – 10h

“RESGATE HISTÓRICO DA CAMINHADA DOS MOVIMENTOS DE SAÚDE” com Maria Adenilda Mastelaro (UMPS) e Francisca Ivaneide (UMPS). “AVANÇOS DA OSS NO BRASIL – ESTADO E CIDADE DE SÃO PAULO OS PREJUÍZOS E CONSEQUÊNCIAS PARA O SUS – QUAIS PERSPECTIVAS DE FUTURO?”, com Gastão Wagner (Departamento de Saúde Coletiva FCM-Unicamp). “O DESMONTE DO SUS E AS ATUAIS CONSEQUÊNCIAS NA ASSISTÊNCIA” com Jorge Kayano (Instituto Pólis e Rede Nossa São Paulo).
Link para a live: https://meet.google.com/ipz-ppva-nuu