destaque

Semana do aleitamento materno: reponsabilidade compartilhada

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (1 a 7 de agosto) foi estabelecida para promover a conscientização sobre importância da amamentação e ocorre em 120 países. A Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Cada país, no entanto, pode adaptar o tema geral à sua realidade.

Este ano, tema escolhido foi: proteger a amamentação, uma responsabilidade compartilhada, que busca estabelecer a participação do companheiro, tirando o estigma de que o ato é apenas de responsabilidade da mãe.

Desde a sua criação, em 1948, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem ações voltadas à Saúde da Criança, na tentativa de reduzir a mortalidade infantil. Em 1990, a partir de um encontro organizado pela OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) resultou um documento adotado por organizações governamentais e não-governamentais, assim como por defensores da amamentação de vários países, entre eles, o Brasil.

Com informações: Ibfan.org.br