As celebrações do 1º da Maio da CUT já iniciam no dia 26 com a realização do Seminário Sindical Internacional que reunirá os sindicatos filiados à CUT de todo o Brasil e as centrais sindicais dos países Brics (Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul) e do Mercosul (Mercado Comum do Sul – formado pela integração econômica entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) – que representam cerca de 1 bilhão de trabalhadores. O evento acontecerá no Sesc Belenzinho, das 9h às 18h, e contará com a mediação dos jornalistas Paulo Henrique Amorim e Olga Olgabongiovanni.
“Queremos debater um modelo de desenvolvimento focado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das regiões do Brasil e dos países participantes. Nossa intenção é construir com as centrais dos países Brics e Mercosul um projeto de desenvolvimento com inclusão social e sustentabilidade”, explicou o presidente da CUT/SP, Adi dos Santos Lima.
O sindicalista disse que a CUT convidou para o Seminário os governadores das regiões norte, Tião Viana (Acre), nordeste, Eduardo Campos (Pernambuco), Sul, Tarso Genro (Rio Grande do Sul), sudeste, Sérgio Cabral Filho (Rio de Janeiro) e Centro-Oeste, Silval Barbosa (Mato Grosso). “Divulgaremos uma Carta de Compromisso com as diretrizes da CUT e suas principais bandeiras, por exemplo, a geração de empregos de qualidade “, conta. O Seminário Internacional é direcionado apenas aos sindicalistas e a expectativa é receber 300 participantes.
Agenda: Seminário Sindical Internacional da CUT
Data: 26 de abril (quinta-feira)
Horário: 9h às 18h
Local: Sesc Belenzinho
Endereço: R. Padre Adelino, 1000 – fone (11) 2076-9700
Mediação dos debates: Paulo Henrique Amorim e Olga Bongiovani
Convidados internacionais e governadores de cinco regiões brasileiras
OBS.: evento reservado para sindicalistas e convidados
Centrais sindicais
Rússia
KTR e FNPR
Índia
HMS, Intuc, Sewa, Citu e NTUI
China
ACFTU
África do Sul
Cosatu
Mercosul
Uruguai
PIT e CNT
Paraguai
CNT e CUT-A
Argentina
CTA e CGT