Em 8 de outubro de 1967 foi assassinado Ernesto Che Guevara. Em 2006, na Assembléia da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI) se decidiu tomar esta data como referência para identidade e unidade dos psicólogos em nossa região.
A data é simbólica e representa o esforço de uma América Latina autônoma, caracterizada por condições dignas de vida, livre da violência decorrente das estruturas sociais desiguais e livre da repressão e da violência do Estado.
Os psicólogos e psicólogas, que aqui vivem e trabalham, entendem que a Psicologia, como ciência e como profissão, exige um compromisso com as lutas sociais, populares e democráticas e com a transformação das condições indignas de vida que marcam os países latino-americanos.
A Psicologia pode e deve contribuir para esta transformação a partir de seus saberes e fazeres profissionais.
A ULAPSI, neste 08 de outubro, confraterniza-se com todos os psicólogos e psicólogas latino-americanos, incentivando o diálogo e o reconhecimento de nosso pertencimento histórico a este continente, convocando a todos para a produção de uma Psicologia com e para a América Latina.
Nosso trabalho deve estar voltado para nosso povo e a Psicologia deve atuar guiada pela busca do bem comum. Nosso conhecimento deve estar sempre a serviço da produção rigorosa de um saber descolonizado que possa responder às urgências e necessidades de nossas sociedades.
CONSELHO EXECUTIVO DA UNIÃO LATINO-AMERICANA DE ENTIDADES DE PSICOLOGIA-ULAPSI
Veja aqui o que outras autoridades da ULAPSI, como a Secretária Geral Ana Bock, têm a dizer sobre a data.