18.jul.2024 – Por Norian Segatto
Após três dias de intensas atividades, encerra-se neste 18 de julho, o 10º Encontro das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cisttão), promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde. Um dos objetivos dessa décima edição do evento é o de fortalecer a participação no planejamento e acompanhamento das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador. Confira aqui a mesa de abertura do Encontro.

O evento reuniu conselheiros/as de saúde estaduais e municipais, coordenadores/as dos centros de referência, representantes das centrais sindicais e movimentos sociais. Duas diretoras do SinPsi participaram, Fernanda Magano, pelo Conselho Nacional de Saúde, e Marcella Milano, pelo Conselho Estadual de Saúde pela comissão de Saúde do Trabalhador. “Reforçamos nosso compromisso com o fortalecimento do SUS, buscamos contribuir ativamente para a promoção de condições de trabalho mais seguras e saudáveis, preconizado as diretrizes da OIT, dessa forma beneficiando tanto os trabalhadores e trabalhadoras quando a sociedade como um todo”, destaca Marcella.
O Cisttão integra o conjunto de etapas preparatórias para duas conferências de Saúde que serão realizadas pelo CNS em 2024 e 2025: 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde), de 10 a 13 de dezembro, em Brasília, e a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), agendada para julho de 2025.

Para Fernanda Magano, que participou da mesa de debate sobre saúde do trabalhador e direitos humanos juntamente com Luiz Carlos Fadel, médico do trabalho que atua no Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), “o Cisttão é um importante instrumento para defesa da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras e este em especial é preparatório a 5°CNSTT destacando o direito humano à saúde”.
Umas das boas notícias que surgiu logo no primeiro dia do Encontro foi o anúncio de aumento no orçamento para as comissões, oficializado pelo coordenador geral da Vigilância em Saúde de Trabalhador, Luís Henrique da Costa Leão. Acompanhe pelo portal do CNS as resoluções e encaminhamentos do Encontro.
