Notícias

16ª Conferência Nacional de Saúde será lançada na Câmara dos Deputados

O lançamento marca umas das ações organizadas para celebrar a Semana da Saúde, pelo Dia Mundial da Saúde comemorado em 7 de abril

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8) será lançada na quarta-feira (03/04), às 9h30, na Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, em Brasília. O ato é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e contará com as presenças dos presidentes dos Conselhos Estaduais de Saúde (CES) de todo o Brasil.

O lançamento marca umas das ações organizadas para celebrar a Semana da Saúde, pelo Dia Mundial da Saúde comemorado em 7 de abril. O CNS também incentiva que, durante a Semana da Saúde, os conselhos estaduais e municipais intensifiquem a realização de atividades em suas regiões, para ampliar a mobilização para a 16ª Conferência.

Plenárias, conferências livres em praças públicas, atos em câmaras e assembleias legislativas, manifestações com lideranças locais, caminhadas e atividades em universidades estão entre as ações que podem ser realizadas com a participação social, em defesa do SUS.

A 16ª Conferência será realizada em Brasília, de 4 a 7 de agosto. Entre as etapas preparatórias para o evento nacional está a promoção de conferências municipais, que devem ser realizadas até o dia 15 de abril. As conferências estaduais estão programadas para acontecerem de 16 de abril a 15 de junho de 2019.

Ainda no dia 03/04, logo após o lançamento, a mesa diretora do CNS se reunirá com os presidentes dos conselhos estaduais, com o objetivo de discutir as ações de mobilização para a conferência nacional. O tema central da 16ª Conferência é Democracia e Saúde e os eixos temáticos são Saúde como direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento do SUS.

Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é comemorado todos os anos na mesma data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi criada, em 7 de abril de 1948. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para uma melhor qualidade de vida.

RUMO À 16ª

 

As conferências livres e municipais de saúde estão acontecendo por todo o país. Entre as principais discussões está o subfinanciamento do SUS e as consequências da Emenda Constitucional (EC) 95, que congela os investimentos em saúde pública, até 2036.

 

Essa emenda causará um prejuízo estimado em R$ 400 bilhões para o SUS. O Conselho Nacional de Saúde tem se mobilizado para revogar essa decisão e precisa contar com seu apoio. Divulgue o abaixo assinado contra a EC 95 na sua conferência de saúde!

 

PARA ASSINAR CLIQUE AQUI https://bit.ly/2uqHqa2

 

Você também pode imprimir, colher as assinaturas e enviar para o Conselho Nacional de Saúde no endereço:
Esplanada dos Ministérios, Bloco G – Edifício Anexo, Ala B – 1º andar – Sala 103B – 70058-900 – Brasília (DF)

 

PARA IMPRIMIR E COLHER AS ASSINATURAS  https://bit.ly/2C9C3lf

 

Esse é o momento de nos unirmos para não perdermos o SUS!

Saiba mais

O que: Lançamento da 16ª Conferência Nacional de Saúde na Câmara dos Deputados
Quando: 3 de abril, às 9h30
Onde: Comissão de Seguridade Social e Família – Plenário 7, Anexo 2, da Câmara dos Deputados
Informações: (61) 3315-2150

Deixe um comentário