Notícias

1º de Maio: Comemoração terá show de Milton Nascimento em homenagem a Mercedes Sosa

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença no 1º de Maio Latino-americano da CUT, que acontecerá no próximo sábado, no Memorial da América Latina, ao lado do metrô Barra Funda. A celebração do 1º de Maio da CUT iniciará no dia 30 de abril, com a realização do Seminário Sindical Internacional, que também ocorrerá no Memorial da AL.

A CUT também convidou autoridades e parlamentares do campo democrático e popular, de partidos políticos e dirigentes dos movimentos sociais e populares. O 1º de Maio Latino-americano da CUT valorizará a cultura e a integração de 20 países da América Latina, que representam cerca de 100 milhões de trabalhadores. A bandeira principal de luta deste ano é “Todos unidos pela integração regional, trabalho decente, contra o neoliberalismo e xenofobia”.

Os presidentes da CUT-SP, Adi dos Santos Lima e da CUT Nacional, Artur Henrique, destacaram que o 1º de Maio também fará um resgate da data histórica e também dos valores culturais destes países. Na ocasião, a CUT lançará “Plataforma da CUT para as Eleições 2010”. Trata-se de um conjunto de reivindicações e propostas que destacam a valorização do trabalho; a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho; a distribuição de renda com inclusão social e um Estado democrático com caráter público e com participação ativa da sociedade.

*Ato inter-religioso, gastronomia e exposições*
A abertura do 1º de Maio da CUT acontecerá, a partir das 10h, com a celebração de um ato inter-religioso que reunirá lideranças de todas as religiões. Após a solenidade, a CUT fará uma homenagem à médica e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns (que faleceu no começo do ano no terremoto do Haiti).

Outras novidades são a realização de uma exposição de fotos (que iniciará no dia 30 de abril durante o Seminário Sindical Internacional e 1º de Maio) sobre o mundo do trabalho dos países da América Latina, bem como uma feira gastronômica (comidas típicas do Brasil e de 11 países da AL); uma mostra de artesanato e lançamento de livros de grandes autores e personalidades do meio jornalístico e do mundo do trabalho – estas atividades acontecerão somente no dia 1º de maio.

Também no dia 1º os trabalhadores vão conferir shows com bandas e cantores renomados do Brasil e da América Latina.

*Ao vivo: Milton Nascimento e Carlinhos Brown*
A partir das 10h, o palco principal do Memorial receberá grupos latino-americanos que farão apresentações de danças latinas. A população curtirá shows ao vivo de Raíces de America (banda brasileira), do cantor cubano Fernando Ferrer, Milton Nascimento, que prestará uma homenagem à cantora argentina, Mercedes Sosa, e Carlinhos Brown.
além da capital, a CUT promoverá eventos-shows descentralizados nas regiões da zona sul, ABC, Baixada Santista, Campinas, Osasco e Guarulhos.

Evento: 1º de Maio Latino-americano da CUT 2010

Data: 1º de Maio (sábado)

Local: Memorial da América Latina – situado à Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda.

Horário: a partir das 10h

Entrada: franca

Hotsite: www.1demaiocut2010.com.br

Credenciamento à imprensa (Presidência da República)
O cerimonial da Presidência divulgará nesta quarta, 28, o aviso de credenciamento da vinda do presidente do Lula ao Memorial da AL no sábado, dia 1º. Os jornalistas interessados devem se credenciar por meio do site www.imprensa.planalto.gov.br Informamos que, além do nosso credenciamento, para cobrir a participação do presidente é obrigatório o cadastro no site do Planalto. Mais informações com Patrícia Linden da Assessoria da Presidência da República pelo fone (11) 7850-3180.

Entrega de credenciais do Seminário Sindical Internacional (30-4) e 1º de Maio Latino-americano da CUT

Informamos que as credenciais para a cobertura dos respectivos eventos da CUT deverão ser retiradas na quinta-feira, dia 29, das 14h às 18h, no saguão principal da CUT (Rua Caetano Pinto, 575- Brás). Lembramos que as credenciais serão disponibilizadas somente para os profissionais de comunicação que se credenciaram.

**Fonte: Viviane Barbosa – MídiaConsulte**

Deixe um comentário