Notícias

25 de agosto: Dia nacional da Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi)

No dia 25 de Agosto é comemorado o Dia nacional da Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi). Este ano a programação comemorativa contará com uma mesa on line, atividade programada para o horário noturno.

Também serão organizadas atividades informativas e educativas para o uso das bases de dados mais pertinentes à formação em psicologia, seja na graduação ou na pós-graduação. Será uma verdadeira festa do acesso aberto à informação!

Todas as instituições de Ensino poderão participar das atividades diretamente em sua própria instituição. A Biblioteca Virtual de Psicologia que coordena a Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia – www.bvs-psi.org.br/rebap, oferecerá apoio técnico e pedagógico para as atividades do dia 25 de agosto deste ano.

Assim, as bibliotecas de instituições com cursos de psicologia que atendem alunos de graduação ou da pós-graduação podem participar e oferecer aos coordenadores, professores e alunos um conjunto de atividades, que visam ampliar a capacidade de acesso às informações.

As atividades serão simultâneas nas instituições educacionais de todo o país. A proposta é a de que aconteçam atividades que envolvam desde a apresentação dos recursos e funcionalidades da BVS-Psi, palestras, debates até a entrega de impressos informativos. Importante é que sejam oferecidas orientações sobre como realizar buscas e consultas às informações científicas de maneira eficaz e segura. Capacitar para formar!

Além das atividades já descritas, as instituições que dispõem de tecnologia para transmissão a partir do Canal Universitário ou TVU – ou mesmo transmitir via internet, poderão transmitir sua atividade local para todo o Brasil, ou qualquer outro lugar com acesso a rede mundial de computadores.

A socialização das atividades locais pela Internet será apontada na página da BVS-Psi Brasil, favorecendo uma ação colaborativa em rede de modo a qualificar o acesso e uso das ferramentas disponíveis na Biblioteca Virtual em Psicologia.

A BVS-Psi, iniciativa do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira, com o apoio CFP, da ABEP, da ANPEPP, entidades a ele filiadas e da REBAP, por meio de colaboração conjunta, reitera o convite para que todos entrem nessa rede e participem ativamente de um dos mais importantes projetos da Psicologia brasileira!

Coordenadores de cursos: procurem o bibliotecário de sua instituição, realize e promova esse dia em sua instituição.

Bibliotecários: incentivem seus coordenadores e professores a fazerem parte desta atividade.

Professores: procurem seus colegas, seu coordenador de curso e ajude a promover esta atividade em seu local de trabalho.

Estudantes: participem, cobrem e peçam aos seus professores e coordenadores de cursos que realizem esta atividade em sua instituição

Entre em contato com a BVS-PSI! A participação é simples e requer apenas uma organização local sem grandes esforços. Informem suas atividades para a BVS-Psi e recebam cartazes e folhetos instrutivos sobre a BVS-Psi. O e-mail para contato é: bvs@bvs-psi.org.br

Essa é uma grande oportunidade de agregar atividades que ampliem o uso responsável de tecnologias da informação na formação em psicologia, promovendo o enriquecimento do ensino e da formação.

Deixe um comentário