Notícias

27 de agosto: Dia Nacional do Psicólogo. Data para celebrar as conquistas e reafirmar nossas lutas

O Dia Nacional do Psicólogo, celebrado no dia 27 de agosto, foi constituído em alusão a data em que a profissão foi regulamentada (1964). Neste ano, temos muito a comemorar. Conseguimos avançar no que diz respeito a organização no mercado de trabalho, consolidação da categoria nas políticas públicas em Saúde e Seguridade Social, melhoria nas condições de trabalho, oportunidades para os jovens pré-formados, entre tantas questões.

Desde a sua fundação, em 20 de agosto de 1973, o Sindicato dos Psicólogos de São Paulo, SinPsi, tem se pautado pelo exercício adequado da profissão, com condições dignas de trabalho, jornada condizente com as demandas da categoria.

Neste sentido, a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais na Psicologia ratifica-se como uma política essencial para o exercício digno da profissão. Pesquisa recente feita pelo SinPsi mostrou que 50% dos que participaram da enquete elegeram a questão da redução jornada de trabalho como a principal luta pra o próximo período.

A questão das 30 horas tem sido um campo muito difícil de atuação, pois o caminho onde se teria maior efetividade, que seria uma lei federal, encontra grande resistência no Congresso Nacional. Impedidos, por questão regimental do Cogresso, de apresentar ainda esse ano um projeto sobre jornada, iremos apresentar no ano que vem. Será semelhante ao dos assistentes sociais, que trata apenas da jornada. Para tanto, nós estamos articulando com deputados para que se comprometam a encaminhar o projeto, que seja simples e que vá direto ao centro da questão, tornando mais factível a sua tramitação no Congresso.

Portanto, é necessário que toda a categoria se engaje nesta luta. Nestas eleições é fundamental que elejamos um quadro de parlamentares que dialoguem com os movimentos sociais, que lutem pelos direitos dos trabalhadores. Desde já, é importante a manifestação de cada psicólogo, se comunicando com seu candidato a deputado federal, estadual e senado, cobrando o compromisso claro com a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais.

Contamos com o apoio da CUT, como relata a secretária de Relações do Trabalho da Central, Denise Mota Dau, “os psicólogos são uma categoria que sempre fizeram parte da fundação da CUT e sempre contribuíram e colaboraram no sentido da Central avançar numa organização sindical por ramo de atividade, sem nunca abrirem mão da defesa das reivindicações específicas dos psicólogos.”

O Sindicato tem um constante desafio que é ser capaz de fazer a representação sindical da categoria, negociando, buscando conquistas e fazendo a defesa dos direitos já existentes. Atuar em aliança com outras entidades, articuladamente, aumenta nossa força de pressão e nossa capacidade de pautar questões específicas da categoria.

Continuaremos afirmando compromissos sociais de cidadania e democracia e, ao mesmo tempo, mantendo identidade com o pensamento crítico e ideais transformadores da sociedade brasileira.

Deixe um comentário