Notícias

2ª Mostra relembrou história e projetou o futuro da profissão

Em três dias de muita troca, encontros, reencontros e elaboração de planos futuros, a 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, realizada entre os dias 20 e 22 de setembro, em São Paulo, trouxe o panorama dos 50 anos de regulamentação da profissão no País, debateu as mais variadas temáticas da área, deu voz aos mais diversos modos de subjetivação e pensou o futuro da Psicologia.

Mais de quatro mil práticas de psicólogas (os) e estudantes de todo Brasil foram apresentadas em vídeos e pôsteres. A riqueza da profissão foi trazida também por representantes de 11 países da América Latina e de quatro de língua portuguesa, que participaram dessa grande festa da Psicologia. Este intercâmbio teve o objetivo de estabelecer uma linha conjunta de atuação e colaboração para aprimorar os níveis científicos, de pesquisa, docência, culturais e sociais da profissão. 

Um colorido especial foi dado pelas atrações culturais que se apresentaram na Mostra. Foram momentos de alegria e interação, que proporcionaram ao público, por meio do teatro, da música e da dança, ter contato com diversas manifestações culturais do país. 

A exposição dos 50 anos, que passou por todos os estados brasileiros e chegou à Mostra, onde foi ampliada, relembrou a trajetória da Psicologia. Os debates, as apresentações de trabalhos e práticas, deram o tom do cinquentenário e mostraram a evolução da profissão até chegar ao fazer atual e também pensaram o futuro, ressaltando o compromisso social e a contribuição da profissão para a construção do bem comum. 

Além de manter viva a memória da Psicologia, a 2ª Mostra deixa muita reflexão e propostas de ação para os próximos anos. Os resultados continuarão a reverberar. Em breve, serão disponibilizados livros, ebooks e vídeos desse momento que marcou a profissão para que o material sirva de base para pesquisas, consultas e registro de todas as trocas realizadas nos três dias.

Deixe um comentário