No episódio 33 do PodSin, a entrevistada é a ativista brasileira-palestina Hyatt Omar
14out2024 Por Norian Segatto
Hyatt Omar é uma das milhares de pessoas que diariamente sofrem com os ataques de Israel à Palestina. Ela não foi atingida por uma bomba, mas, descendente de palestinos, tem família na Cisjordânia, que enfrenta o horror diário dos ataques de Israel.
Aos 26 anos, formada em Psicologia pela York University, no Canadá, e mestranda pela PUC-RS, Hyatt (se pronuncia Raiati) tornou-se uma das mais influentes ativistas digitais da causa palestina e da cultura árabe e muçulmana. Nesta conversa para o PodSin ela conta sobre sua militância nas redes sociais, tanto de denúncia da situação no país de seus avós, como de campanhas humanitárias que promove para poder contribuir de alguma forma para minimizar a dor dos que estão na Palestina. Para ela, as novas gerações irão continuar a luta por uma Palestina livre.
Hyatt vai mais além e afirma que, após o cessar fogo, que todos esperam para o mais breve possível, não serão apenas edifícios e instalações que precisarão ser reconstruídos, os aspectos emocionais e psicológicos de cada sobrevivente também irá demandar de grande esforço.
PodSin – Diálogos da Psicologia com a Sociedade, é um projeto do Sindicato das Psicólogas e Psicólogos de São Paulo, que busca refletir sobre temas da atualidade, ligados, direta ou indiretamente, à Psicologia e aos processos transformadores. Você pode acompanhar os episódios pelo Spotify ou pelo canal do Sindicato no Youtube. E fica nosso convite, se inscreva no canal, deixe seu comentário, crítica ou sugestão, se gostar do conteúdo, compartilhe com os amigos e nas suas redes, isso fortalece a luta de toda a categoria.