6.fev.2025 Por Norian Segatto
Podisn começa a temporada 2025 conversando com o presidente do CFP, Pedro Paulo Bicalho
O Sindicato iniciou a terceira temporada do PodSin – Diálogos da Psicologia com a Sociedade, conversando com o atual presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Pedro Paulo Bicalho, professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos.
Na conversa ele analisa como a Psicologia foi, ao longo das últimas décadas, deixando de ser uma prática restrita ao atendimento de uma elite para se tornar protagonista das políticas públicas e, assim, ter capilaridade nacional. Segundo ele, na pandemia de Covid 19 houve um aumento de 300% na procura de profissionais de psicologia e esse número não diminuiu mesmo após a pandemia estar sob controle. O Brasil é o país com o maior número de psicólogos no mundo, estima-se que haja atualmente em atividade no país, cerca de 560 mil profissionais.

Ele aborda, também, os problemas que ainda existem nos currículos escolares, a luta pela implementação da lei 13.935/2019, que determina a contratação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas públicas de ensino básico e o enfrentamento ao negacionismo, às fake news e à política de ódio disseminados pela extrema direita em nível mundial. Segundo ele, uma sociedade dividida, em conflito explícito, que convive com uma rede programada de mentiras e discursos de ódio, é um fator importante de adoecimento mental e a psicologia social deve estar atenta para compreender esse fenômeno.
Além da Psicologia, Pedro Paulo é um apaixonado por samba, formado em meteorologia (que exerceu por vários anos) e já foi psicólogo da Polícia Militar, chegando à patente de tenente-capitão da PM.
PodSin – Diálogos da Psicologia com a Sociedade surgiu em 2023, em comemoração aos 50 anos do SinPsi-SP e em suas duas temporadas (2023 e 2024) se firmou como um dos principais canais de reflexão e problematização das questões contemporâneas pelo olhar da Psicologia. Os programas podem ser vistos pelo Spotify e pelo canal de youtube do sindicato.