Notícias

9º Congresso do SindSaúde-SP foi marcado pela comemoração aos 20 anos de fundação do Sindicato

Mais de 500 participantes, como delegados sindicais de base, diretoria, funcionários e convidados, realizaram o 9º Congresso do SindSaúde-SP, de 25 a 28 de junho, em Atibaia.

Para abrir o Congresso, o presidente do SindSaúde-SP, Benedito Augusto de Oliveira, contou com a presença de Adi dos Santos, presidente da CUT/SP, Carlos Ramiro de Castro, vice-presidente da CUT/SP, Cid Carvalhaes, presidente do Simesp, Denise Motta Dau, secretária nacional de Organização da CUT e diretora do SindSaúde-SP, Dirceu de Castro Silveira, secretário de Política Sindical da Afuse, Hélcio Marcelino, presidente da Federação Estadual dos Trabalhadores em Seguridade Social e secretário geral do SindSaúde-SP, Maria Aparecida Godói Faria, presidente da CNTSS e vice-presidente do SindSaúde-SP, Mônica Valente, secretária Sub-regional Brasil da ISP (Internacional de Serviços Públicos), Roberto Felício, deputado estadual (PT) e Rogério Giannini, secretário de Relações do Trabalho da CUT/SP. Em suas falas, cada um destacou o papel do SindSaúde-SP, a importância da organização dos trabalhadores e a defesa da saúde pública em suas trajetórias.

Como o 9º Congresso coincidiu com os 20 anos de fundação do SindSaúde-SP, completados no dia 18 de junho, em uma mesa especial foram reunidos todos os presidentes desde 1989 – Mônica Valente, Duvanier Paiva Ferreira, Angelo d’Agostini, Sonia Takeda, Célia Regina Costa e o atual presidente Benedito Augusto de Oliveira. Nesse histórico encontro, os presentes puderam ouvir um pouco do testemunho das lutas de cada período.

Com imagens de diversos momentos de suas trajetórias no SindSaúde-SP, os diretores Alcino Antunes de Macedo, Flávio de Souza Gomes, Jorge Odair Krassuski e Silvia Maria de Lima, todos falecidos recentemente, foram homenageados na abertura do Congresso.

Entre os convidados, estiveram presentes os parlamentares Aloizio Mercadante, senador (PT), Arlindo Chinaglia e Vicentinho, deputados federais (PT) que em seus discursos reafirmaram o compromisso com a luta dos trabalhadores da saúde.

Outro novidade foi a implantação do Coletivo da Juventude do SindSaúde-SP.

Em todas as mesas – Conjuntura Internacional, Nacional e Estadual; Políticas de Igualdade de Oportunidades; Organização Sindical e o desafio das COMSATs; Política de Finanças e Sindicalização; PCCS – Plano de Cargos, Carreira e Salário da Saúde –, o combate à terceirização na saúde esteve presente e teve os primeiros encaminhamentos, como um boletim especial para potencializar a mobilização nas regiões contra o PL 62/08, que amplia a terceirização na saúde e pode ser votado no segundo semestre. Também foi aprovada a elaboração de um dossiê.

Todas as resoluções do 9º Congresso serão organizadas e em breve amplamente divulgadas.

Deixe um comentário