Em destaque

Quarta é dia de lockdown da classe trabalhadora

Fonte: CUT

A CUT, demais centrais sindicais e as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo mobilizam toda a classe trabalhadora nesta quarta-feira, 24.mar, para o Lockdown Nacional – dia de luta em defesa da vida, da vacina, do emprego e do auxílio emergencial de R$ 600 reais para desempregados e informais.  

Diariamente, o país tem batido recorde em números de mortos, hoje, somos o país mais afetado pela pandemia de Coronavírus, superando em média diária de mortes, os Estados Unidos. “Apesar dessa calamidade, o governo federal não criou sequer um comando nacional de combate à doença, não tem vacina em número suficiente para imunizar toda a população  e, depois de três meses, Jair Bolsonaro prometeu apenas para o mês que vem um novo auxílio emergencial em valor menor, para menos pessoas, que não garante a sobrevivência da população durante o isolamento e a pandemia” afirma o presidente da CUT nacional Sergio Nobre.

A falta das políticas sanitárias e econômicas obriga os trabalhadores a irem para as ruas em busca de dinheiro para sobreviver e, com isso, se aglomerar nos locais de trabalho, no transporte coletivo ficando expostos à contaminação e morte.

 Dia 24 é dia de ficar em casa protestando

Para a CUT e organizadores do dia de mobilização, o Lockdown Nacional é necessário para alertar as autoridades de todos os Poderes do país e os empresários de que algo precisa ser feito urgentemente.

É dia de o trabalhador ficar em casa e não trabalhar, mesmo que esteja em home office, para deixar claro seu protesto contra a situação caótica em que o Brasil está, para cobrar do governo federal, deputados e senadores vacina já para todos e todas, auxílio emergencial decente, e políticas de proteção e geração de emprego e renda.

Representantes dos trabalhadores e dos movimentos sociais estão organizando atividades em diversas cidades do país, sempre respeitando o distanciamento social. Serão feitas panfletagens em praças públicas, terminais de ônibus, trens e metrô, carros de som com mensagens de alerta ao povo brasileiro; atos simbólicos; audiências públicas, além de carreatas mobilização nas redes sociais.

São Paulo

A CUT SP realizará às 17h a Plenária Popular Fora Bolsonaro. O evento será virtual e em defesa da vida, da vacina, pelo fortalecimento so SUS, dos serviços públicos, do emprego e do auxílio emergencial. a partir das 17h. Acesso pelo Facebook da CUT SP

Campinas: Live Solidária Campinas das 12h às 17h. O evento pelas redes sociais é uma campanha de arrecadação de alimentos e recursos financeiros para doação às famílias em situação de emergência. 
A live terá participação do médico sanitarista Pedro Torinho e vereadores do PT, PCdoB e PSol. 

Servidores

O Fórum de Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) alia ao Lockdown Nacional em Defesa da Vida, neste dia ao Dia de Luta do Funcionalismo.

Os servidores públicos já participaram de um seminário nacional do Fórum, nos dias 15 e 16, e destacam que as mobilizações, paralisações e greves são fundamentais para reforçar a importância da categoria, que tem atuado na linha de frente do combate à pandemia.

Related Posts

Deixe um comentário