O ATO ACONTECE NESTA QUARTA, 19JAN., ÀS 15H, EM FRENTE À PREFEITURA DE SÃO PAULO (VIADUTO DO CHÁ)
Diversas entidades de representação dos profissionais de Saúde da cidade de São Paulo, entre elas, o SinPsi, estão convocando um ato neste 19 de janeiro, em frente à sede da Prefeitura, para exigir melhores condições de trabalho e segurança para usuários do SUS e profissionais da Saúde.
Em carta à população, as entidades explicam os motivos da manifestação e as razões do caos no sistema, agravado pelo aumento de casos de covid-19 e da gripe H3N2.
Confira o texto, divulgue e, se puder, participe.
Caro munícipe,
Se você mora em São Paulo, deve estar sabendo da situação da saúde com a nova variante Ômicron, ou deve ter sido obrigado a recorrer aos serviços de saúde: as filas estão enormes, há poucos funcionários para atender a população e muitos problemas estruturais, como falta de medicamentos básicos como dipirona, loratadina, antibióticos etc.
O caos é agravado pelo grande número de trabalhadores afastados por terem contraído Covid no exercício da profissão e a insuficiência de testes para os cidadãos.
Na ânsia de fazer marketing, a Secretaria Municipal de Saúde determinou a abertura das UBSs, para que façam a triagem dos pacientes que têm sintomas respiratórios, com a desculpa de desafogar os PSs.
Assim, no mesmo ambiente temos recém-nascidos aguardando consulta, idosos em consultas de rotina, gestantes fazendo o pré-natal e cidadãos com sintomas de Covid-19 e influenza/H2N3.
A Secretaria determinou também que os testes só poderão ser feitos em casos específicos, sendo que a maioria dos diagnósticos é realizada por critério clínico, dificultando a vida do profissional de saúde e, mais ainda, a do trabalhador que necessita do atestado para se afastar do trabalho por estar infectado.
As unidades vêm abrindo aos sábados desde 2021 para agilizar a vacinação, sem que seja oferecido aos trabalhadores da saúde a remuneração de horas extras ou a reposição das despesas com transporte e alimentação. Para agravar ainda mais o quadro, entramos em 2022 com os profissionais exaustos, muitos sem férias, com acúmulo de trabalho e adoecidos.
Para evitar um colapso geral na saúde, convocamos você, usuário do Sistema Único de Saúde, a se unir à nossa manifestação nesta quarta-feira, 19 de janeiro, às 15 horas, em frente à Prefeitura de São Paulo:
Pela contratação de mais profissionais para atendimento nas UBSs;
Por condições adequadas de atendimento: medicamentos, testes, EPIs;
Por um plano de enfrentamento ao Covid-19 e reabertura da mesa técnica;
Por mais saúde para todos e todas
Entidades que assinam do manifesto: