Nesta sexta-feira, 25, começa em São Paulo a 4ª Conferência Municipal de Saúde Mental, com o tema “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
A conferência acontece até o domingo, 27, no prédio de uma universidade na região da Liberdade. O SinPsi-SP participa com dois delegados/as (Valéria e Valter) e Fernanda Magano (presidente da entidade) como convidada do evento.
Serão debatidas e votadas as diretrizes definidas durante as pré-conferências de saúde mental realizadas entre novembro e dezembro de 2021 em cada uma das 27 Supervisões Técnicas de Saúde (STSs).
As propostas aprovadas nesta etapa municipal e depois nas fases macrorregionais, de 9 de maio a 10 de junho, serão apresentadas na 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental, a ser realizada de 23 a 25 de junho. As diretrizes definidas em cada estado serão apreciadas na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, entre 8 e 11 de novembro.
O representante sindical Valter Martins, delegado eleito para a conferência, diz ter expectativa de um bom debate. Ele considera relevante participar da Conferência para buscar fortalecer participação popular e o controle social. Ouça:
Eixos temáticos
1 – Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania;
2 – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
3 – Política de saúde mental e os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS): universalidade, integralidade e equidade;
4 – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.