Em destaque, Notícias

CUT 40 anos: 14º Congresso aponta para mobilização e luta pela retomada de direitos

Entre os dias 19 e 22 de outubro aconteceu o 14º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (Concut), maior central sindical da América Latina, que reuniu cerca de 2 mil pessoas, entre delegados/as, convidados e observadores, sob o tema: “Luta, direitos e democracia que transformam vidas”.

O presidente Lula encaminhou uma carta ao Concut, que foi lida pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Na carta, Lula defendeu um sindicalismo forte e o protagonismo dos trabalhadores no debate sobre transição climática, entre outros pontos.

“Mística” (ato cultural) de abertura do Concut – foto Roberto Parizotti
Val de Freitas, do SinPsi, soltou a voz

Os quatro dias de congresso tiveram uma intensa pauta de debates sobre os mais relevantes temas atuais. A questão internacional, com os conflitos Rússia e Ucrânia e os ataques de Israel à Palestina; temas internos, como a organização dos trabalhadores que atualmente não têm vínculo formal de trabalho (como os de plataformas e aplicativos), revisão da reforma trabalhista de 2017, fortalecimento da democracia e eleição de 2024 fizeram parte do cardápio de discussão durante o Concut. O SinPsi esteve presente no Congresso com delegados definidos em assembleia pela categoria.

Rogério Giannini

Para Rogério Giannini, presidente do SinPsi e delegado ao congresso, “a CUT se mantém um importante instrumento de luta da classe trabalhadora, cada vez mais incorpora pontos essencias, como os direitos da população LGBTQIA+, questões raciais e de gênero. Outro ponto que considero estratégico é a representação de ´novos setores´ como os trabalhadores uberizados, de plataformas, MEIs. Esse conjunto de demandas e a inserção da CUT nos maiores sindicatos do país, expressam a importância da Central”.

Fernanda Magano

Durante a abertura do evento, o presidente da CUT, Sérgio Nobre, que foi reeleito para mais um mandato, agradeceu o apoio que a direção da entidade teve no complicado período da pandemia. “Neste período sofremos muitos ataques, além de dois anos impossibilitados de nos reunir, por causa da pandemia, se nós chegamos até aqui, e vitoriosos, foi muito pela solidariedade e compromisso de cada organização nossa, dos sindicatos, federações, confederações, as estaduais que nos ajudaram com todo o apoio”, pontuou.

A diretora do SinPsi-SP e também delegada ao Concut, Fernanda Magano considerou que “o 14º Congresso Nacional da CUT foi um momento importante para a classe trabalhadora, para as definições das lutas do próximo período de recomposição das políticas públicas e os enfrentamentos necessários aos que ainda defendem as condutas de ódio e retirada de direitos.”

Mais de 2 mil pessoas no Concut dos 40 anos da Central – foto Roberto Parizotti