4.jul.2024 – Por Norian Segatto
Em sua segunda temporada, podcast do sindicato, PodSin – Diálogos da psicologia com a sociedade, continua a abordar temas polêmicos e entrevistar pessoas instigantes, que trazem à luz reflexões para compreender melhor a sociedade contemporânea.
O convidado desse episódio é o médico psiquiatra Ricardo Lugon, professor e pesquisador do campo da infância e adolescência e de pessoas com deficiência. Para ele, o campo da saúde mental não dialoga com pessoas com deficiência, criando a necessidade de uma intrasetorialidade na área da saúde para criar as pontes e diálogos possíveis.
Lugon também é um ácido crítico da psiquiatria que, segundo ele, com exceções, atua como fator de aprisionamento dos corpos em sofrimento. Ele também ataca o que chama de branquitude do pensamento psiquiátrico e psicológico no Brasil. Essas provocações e reflexões estão no episódio *# 29 de PodSin – Diálogos da Psicologia com a sociedade* – disponível na plataforma Spotify e no canal do Youtube do Sindicato.
Ricardo Lugon é psiquiatra da infância e Adolescência, doutor em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS, professor na Faculdade de Psicologia da IENH e dos cursos de Medicina da Universidade Feevale e da Unisinos. É psiquiatra no Capsi de Novo Hamburgo (RS) e pesquisador do campo da saúde mental infantojuvenil. É membro da Abraça – Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo e da Associação Brasileira de Saúde Mental – ABRASME.
Acesse a entrevista, deixe seus comentários, críticas e sugestões, isso é muito importante para nós. E, se achar pertinente, siga o podcast pelo Spotify, seja membro da comunidade do canal do SinPsi no youtube e pelo instagram do PodSin.