Notícias

Campanha mobiliza pais, professores e estudantes para conter a violência

Garantir uma cultura de paz nas escolas é o objetivo da Semana de Mobilização Segurança com Cidadania nas Escolas, de 15 a 21 de junho. Promovida pelos ministérios da Educação e da Justiça, a ação pretende mobilizar professores, alunos, pais e funcionários para refletirem sobre violência dentro e fora da escola.

“Hoje há muita violência nas escolas, que deveriam ser lugares de paz para garantir o direito de aprender”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, durante o lançamento da ação nesta quarta-feira, 10, em Brasília. A semana de mobilização inclui atividades a serem realizadas em 1.142 escolas, situadas em regiões de risco social.

A comunidade escolar participará de concursos, prêmios e festivais e receberá materiais informativos que abordam temas como furtos, ameaças e agressões físicas. A intenção é orientar as crianças e jovens e estimular a participação da escola no combate à violência, por meio da conscientização. “Pretendemos fazer com que a não-violência transborde a escola e alcance a comunidade onde ela se situa”, ressaltou Haddad.

Para o ministro da Justiça, Tarso Genro, a participação das escolas nesse processo vai impactar as ações de segurança pública no país. “A Constituição Federal prevê a participação direta da sociedade na gestão do governo. As escolas, como plenárias de discussão sobre segurança pública, podem pautar nossas ações”, destacou.

A semana de mobilização nas escolas faz parte das ações prévias da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), do Ministério da Justiça. O objetivo da Conseg, que será realizada de 27 a 30 de agosto, é mobilizar todos os setores da sociedade para definir linhas gerais de uma política nacional no setor. A conferência foi convocada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2008.

Deixe um comentário