Projeto de psicólogo visa elevar a qualidade da saúde mental de município paranaense
O município de São Pedro, no Paraná, passa por dificuldades de enfrentamento de problemas como drogas, violência contra a criança, ao adolescente e às mulheres. Pensando nisso, o psicólogo Adalberto Sabino elaborou o projeto “Por uma Cidade Solidária”, voltado para resolver questões como estas, que o poder público e a comunidade não conseguiam tratar de forma efetiva. A iniciativa é um dos projetos inscritos na 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, que acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, em São Paulo.
O objetivo, segundo Sabino, é unir lideranças municipais e discutir, conscientizando a comunidade para a preocupação com o social, o coletivo, levando em conta o meio ambiente, a saúde e até o lazer da população. “Inicialmente as pessoas não tinham o costume de sentar e conversar sobre os problemas locais com profissionais e inimigos políticos. Quando conseguimos nos juntar vimos que poderíamos trabalhar em prol do coletivo”.
Adalberto Sabino explica que, no começo, o grupo não tinha regras, cada um tinha que se auto-gerir. “Isso criou uma articulação interessante, pois foram instaladas redes de saúde municipal, assistência social e da educação local”, diz. As redes são formadas por profissionais e representantes da comunidade.
A ideia de articulação já vem sendo trabalhada há 16 anos com movimento sindicais. No entanto, a implantação do projeto só aconteceu em 2010, quando a proposta foi apresentada em uma reunião com a presença de algumas entidades do poder público. “No início acharam que tinha um viés político, mas no primeiro projeto – um encontro de mulheres – perceberam que era para valer e se comprometeram a ajudar”, lembra o psicólogo.
De acordo com Sabino, o projeto é uma oportunidade para elevar a qualidade da saúde mental da comunidade. “O psicólogo tem que ter o pensamento de que quando uma população se envolve e se dedica ao outro, a ver o outro, a sociedade e o coletivo, doenças como a depressão e ansiedade reduzem a quase zero. O envolvimento social é uma forma das pessoas saírem do isolamento social”, considera.
Sobre a Mostra
A 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia marca o ápice das comemorações dos 50 anos da regulamentação da profissão no Brasil. Ao todo, já são mais de 18 mil inscritos em todo o País.
Será um evento rico em experiências, trocas e intercâmbios entre psicólogas, psicólogos e sociedade. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.
Acesse e participe!