Notícias

Servidores da saúde reivindicam aumento de salário já!

Trabalhadores públicos estaduais da Saúde de São Paulo realizaram a 1ª assembleia geral da Campanha Salarial na última sexta-feira (21). A próxima assembleia geral será dia 21 de março, podendo ser antecipada dependendo do resultado das reuniões do SindSaúde-SP com o governo do estado de São Paulo.Nesta segunda-feira, 24, haverá reunião com o secretário estadual de Saúde, David UIp.

Os servidores já debateram e aprovaram a pauta e o calendário de luta.

Pauta Econômica
Reposição das perdas salariais de 41,55%
Aumento real de salários de forma linear para todos, incluindo aposentados
Aumento do vale refeição de R$ 8,00 para R$ 31,00
Reajuste e transparência no uso da verba Fundes
Opção pela jornada de 30 horas aos trabalhadores das autarquias e municipalizados
Encaminhamento da minuta de projeto do Premio de Incentivo
Pagamento imediato das progressões

Pauta Geral/Social
Plano de carreira que contemple toda a categoria
30 horas como jornada completa
SESMT em todo local de trabalho
Implantação efetiva das Comsats
Mudanças na lei do Prêmio de Incentivo que atenda aos interesses dos trabalhadores da saúde
Acordo coletivo
Regulamentação do direito de greve
Concurso público
Fim das OSS/Oscips/Fundações/Terceirizações na saúde

A pauta reúne o debate que os trabalhadores têm feito nas assembleias locais e plenárias regionais. Os mesmos pontos foram detalhados no planejamento da direção, de 22 a 24 de janeiro, e definidos no Conselho de Delegados Sindicais de Base, no dia 11/02. No processo para definir a pauta econômica, o SindSaúde-SP teve o apoio técnico do Dieese.

A data base da categoria é 1º de março. A lei foi aprovada em 2006 para começar a vigorar em 2007 e até hoje nunca foi cumprida pelo governador do estado. Por ser ano eleitoral, os trabalhadores terão menos tempo para organizar a luta em suas unidades e precisarão intensificar a mobilização para ampliar a participação da categoria nas atividades locais, regionais e estaduais.

Participaram da assembleia, trazendo o apoio de suas entidades a ASHC, o Sindicato dos Bancários, o Sindicato dos Médicos, a CNTSS, a CUT SP, representação do deputado Luiz Cláudio Marcolino, a secretaria nacional sindical do PT e da Service Employees International Union (SEIU), central sindical norte-americana, que está no Brasil para estreitar as relações com as entidades sindicais brasileiras para fortalecer a luta pela classe trabalhadora.

Deixe um comentário