Notícias

A arte existe para questionar o status quo, diz antropóloga

Nesta quinta-feira (17) acontecerá no Núcleo de Extensão Educação Tecnologia e Cultura (ETC) da UFSCar, em Sorocaba, o debate “Queermuseu – A criminalização da arte e a Democracia no Brasil”. O evento abordará o momento de intolerância cada vez mais crescente no Brasil e como a proibição da exposição Queermeuseu, em setembro de 2017, se tornou um símbolo maior dessa censura.

A antropóloga Jesefina Tranquilim, que também é pós-doutora em comunicação e pesquisadora das temáticas juventude, gênero e ativismos, acredita que o Brasil vive em um estado de exceção e que o fechamento da exposição foi um atentado a democracia.

“Para o que serve a arte, se não for para questionar e criticar os valores socioculuturais? Se falar sobre a exposição já era importante antes do seu fechamento, depois dele se tornou mais importante ainda, pois agora falar dela é um ato de resistência para todos que são a favor da arte e das diversidades de gênero”, disse, alertando também que o Brasil é o país que mais mata trans e travestis no mundo.

Ela também destaca que a arte pode e deve ser uma grande aliada das pautas sociais nesse momento de forte ascensão de discursos conservadores no país. “A arte existe para questionar os status quo, para refletir sobre às diversidades de gênero, às desigualdades de classe e de etnias e para questionar os preconceitos. Por isso, toda arte – advinda das periferias como aquela que faz Linn da Quebrada, por exemplo, ou das classes altas, como a exposição QueerMuseu – é importante para a libertação daqueles que vivem em diáspora”.

Além de Tranquilim, participarão do debate o curador da exposição Gaudêncio Fidelis, a ativista e coordenadora da Associação Transgêneros de Sorocaba Thara Wells e Viviane Melo de Mendonça, do Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual da UFSCar. A atividade é organizada pelo Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual (NEGDS) do Departamento de Ciências Humanas e Educação da UFSCar. O ETC fica na Rua Maria Cinto de Biagi, 130 – Jardim Santa Rosália, Sorocaba – SP Confirme presença no evento aqui.

Deixe um comentário