Notícias

A Psicologia celebra o 28 de abril, Dia da Educação

Educar, muito mais que ensinar, é um ato de cuidado. Educar é cuidar porque prepara a pessoa para a vida e para o mundo. Educar, é contribuir para que a pessoa se torne um ser humano mais pleno e capaz de lidar ética e positivamente com tudo aquilo que a vida lhe apresenta.

Nós, psicólogas e psicólogos, temos um papel importante na educação, no cuidado e no desenvolvimento das pessoas, isso porque a psicologia como ciência, possui instrumentos efetivos de cuidado e atenção ao outro. Mas como vivemos numa cultura de capital e lucro, temos enfrentado grandes dificuldades em inserir e fazer efetivar essa linda ciência de humanidade e cuidado.

Em comemoração ao Dia da Educação, queremos fazer lembrar quem somos e o que temos a oferecer. Nossa posição está apoiada num projeto ético e político de cuidado e direito para todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, sociais, de gênero ou étnico-raciais.

Queremos também saudar a todas as pessoas que cotidianamente tem a tarefa de educar, de promover a cidadania, respaldadas nos princípios dos direitos humanos e do respeito a diversidade.

É com esse chamamento que queremos lembrar o Dia da Educação, como polir velho ouro, trazer o brilho daquilo que escolhemos como profissão, para que possamos, sempre, reassumir nosso compromisso de buscar uma realidade mais digna e íntegra para as pessoas.

Deixe um comentário