O dirigente do SinPsi Vinícius Saldanha faz um resgate histórico e aponta novos desafios para a região de Sorocaba, onde mora, em novo artigo, postado neste site.
“O ano de 2014 ficará marcado para Sorocaba pelo desdobramento de lutas historicamente ligadas: o enfrentamento à Ditadura e a Luta Antimanicomial. Ambas ocorrem em dimensões intercontinentais e estão marcantemente ligadas à História brasileira. Pretendo, aqui, destacar como ocorreram na região.
No que diz respeito ao enfrentamento à Ditadura, foi criada, em fevereiro deste ano, a Comissão Municipal da Verdade, que tem conduzido seus trabalhos no sentido de apurar casos de violação de Direitos Humanos no município durante o regime militar. Em relação à Luta Antimanicomial, 2014 será marcado pelo pleno início da implantação da Rede Substitutiva de Saúde Mental, já com novos equipamentos instalados, sendo parte do processo de desinstitucionalização de pacientes dos manicômios que formavam o maior polo manicomial da América Latina, no qual ocorreram mortes, maus tratos e outras violações de direitos ao longo de décadas.”
Leia o artigo completo aqui.