Notícias

ABRAPSO faz parceria com SinPsi em curso de Psicologia Social

Começou no dia 6 de novembro e segue até 4 de dezembro, com turma lotada, a 1ª edição do curso livre “Referências para uma atuação crítica no Sistema Único de Assistência Social: contribuição da Psicologia Social”, fruto de parceria do SinPsi com o núcleo SP da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO).

Ministrado pelo psicólogo Jean Fernando dos Santos, mestre em psicologia social pela PUC-SP, membro do Núcleo SP da ABRAPSO e trabalhador do SUAS como psicólogo e coordenador de serviços, o curso tem como objetivo proporcionar um espaço de estudo e reflexão sobre a atuação profissional de Psicologia no SUAS. Para tanto, focaliza o debate sobre o processo de construção da política de Assistência Social e algumas referências fundamentais no campo da Psicologia Social para atuação nesta área.

As aulas, na sede do SinPsi, acontecem sempre às segundas-feiras (dias 6, 13 e 27 de novembro e 4 de dezembro), das 19h às 22h.

“É o primeiro curso em parceria com o SinPsi, importante espaço de lutas por direitos para a categoria e a população atendida. Entre os inscritos, temos estudantes e pessoas com experiencias variadas nos serviços do SUAS. Além da capital, muita gente veio da região metropolitana e do interior de São Paulo, como Alto Tietê, Campinas e São Roque”, diz Jean.

Os encontros contam com discussão de textos, aulas expositivas e atividade orientadas pelos seguintes objetivos:

a) Apresentar aspectos históricos, políticos, normativos e conceituais que compõe a política de Assistência Social brasileira;

b) Discutir criticamente conceitos fundamentais do SUAS (como família, território, vulnerabilidade social, risco etc.) a partir de contribuições da Psicologia Social;

c) Refletir sobre a atuação profissional no SUAS e aporte-teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos desenvolvidos no campo da Psicologia Social;

d) Propiciar espaço sobre experiências profissionais em variados serviços ofertados pela política de Assistência Social.

Deixe um comentário